O ex-governador do Rio de Janeiro e “rei da corrupção”, Sérgio Cabral (MDB), que está condenado a centenas de anos de prisão, fez um acordo de colaboração premiada e agora está delatando ministros do Tribunal de Contas da União.
O TCU é um tribunal ligado ao poder Legislativo. São três os ministros delatados por Cabral: o Vital do Rego, que já foi senador e deputado; o Bruno Dantas, que foi consultor do Senado e, com 36 anos, o mais jovem ministro a ingressar no tribunal; e o Raimundo Carreiro, que foi topo de carreira no funcionalismo do Senado. Os três foram acusados de receber, via Fecomércio do Rio de Janeiro, R$ 100 mil por mês para deixar passar “as coisas” do Rio.
Acho isso um indicativo de que é preciso também examinar a forma de escolha dos conselheiros e ministros dos tribunais de contas da União e estaduais. Porque o sujeito já vem “carimbado” pela indicação, em geral é um prêmio para quem não se reelegeu. Isso é algo que precisa ser mudado.
O milagre da produtividade
O Ministério da Agricultura divulgou um relatório que mostra a divisão territorial do Brasil em relação à agricultura, pecuária, áreas indígenas, etc. Vejam só que interessante: a agricultura, com todo esse brilhantismo que tem, todas as exportações, ocupa só 9% do território brasileiro. A pecuária, que é tão acusada por ambientalistas, ocupa 21%. As áreas indígenas são 14% do território, ou seja é mais do que toda a área agrícola que alimenta o Brasil e o mundo. As reservas ambientais são de 13%, também mais que a área de agricultura. As terras devolutas, aquelas onde não têm ninguém, ocupam 19%. As áreas preservadas por lei pelos proprietários são 20% e sobram outros 3,5% para áreas urbanizadas.
Agora, um dado muito importante: nos últimos 40 anos, a produção agrícola cresceu 385%, mas a área plantada só cresceu 32%. Vejam só o milagre da produtividade.
Empreendedorismo em alta
O Ministério da Economia disse que maio foi o mês recorde de vendas do varejo. Estranhei essa informação e liguei para um dirigente varejista para entender melhor. Ele disse que as vendas cresceram porque os informais saíram das ruas e as pessoas estão comprando mais nas lojas, com nota e pagando imposto. A criação de novas empresas também foi recorde, muito em razão das pessoas desempregadas que decidem empreender e criar sua própria empresa. Só em junho foram criadas 264 mil empresas; em maio, já havia sido mais 200 mil empresas.
Ironia do destino
Na Câmara, o relator do projeto de lei aprovado no Senado, da censura às redes sociais, é Orlando Silva, um excelente deputado, pessoa correta, mas que é do PCdoB, o Partido Comunista do Brasil. Aí vem a ironia: em nenhum país do mundo governado pelo partido comunista houve liberdade de expressão ou liberdade de opinião.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS