Tudo indica que ano que vem haverá a proibição do celular nas salas de aula. Há um acordo pacífico entre governistas e oposicionistas no Congresso Nacional.
Todo mundo concorda, inclusive o presidente Senado, o presidente da Câmara. O Ministério da Educação diz que tem a iniciativa, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que é o presidente da Comissão de Educação da Câmara, diz que a iniciativa é dele, mas enfim, é um fato muito bom.
Os pais com quem eu tenho conversado reclamam que não entendem a letra dos filhos, os filhos não escrevem mais, estão perdendo a capacidade de manuscrever. E isso é algo que exercita o cérebro também, o movimento das mãos. Um movimento mais elementar é apertar a tecla. Um movimento mais sofisticado é fazer as curvas de uma letra e estimular a leitura também. Está sendo a volta a um aprendizado que mexe muito com o cérebro e não apenas vem com as coisas prontas.
Eu, por exemplo, prefiro o livro à televisão. Porque o livro exige que eu imagine as imagens daquilo que estou lendo, as cores, os cheiros, os lugares. A minha imaginação tem que traduzir o que está escrito. Na televisão a pessoa fica simplesmente passiva, recebendo tudo pronto, não exercita nada no cérebro.
Bom, então, ano que vem vamos ter proibição de celular nas escolas, que já era proibido nas boas escolas.
STF quer acabar com revista íntima nos presídios
O Supremo Tribunal Federal, por 6 a 4, falta um voto, o voto de Moraes, está sendo contra a chamada revista íntima em visitas a presídio. Isso estava no julgamento a distância.
Aí Morais pediu vistas. Ele está sendo coerente porque teve uma cruel revista íntima no domicílio de uma menina adolescente que usava o celular para defender o pai. E houve ordem da Polícia Federal de retirar o celular dela. Estavam procurando o celular. Meu Deus do céu.
Moraes discorda desses 6 a 4. Enfim vamos esperar o resultado disso. Eu queria apenas registrar esse julgamento porque são direitos das pessoas, mas também é a proteção da lei. Imagina levar para o preso uma arma, um explosivo, uma ferramenta, droga, bateria de celular celular, como se descobre tantas vezes.
Atentado estranho em Taboão da Serra
Por falar nisso, estranho esse atentado contra o prefeito de Taboão da Serra. Atiraram contra o carro dele, cinco tiros no mínimo, de um carro blindado. Ele saiu do primeiro turno perdendo por 26 a 49. Ele vai para o segundo turno agora e atiraram contra o carro dele.
E a gente tem que fazer a clássica pergunta que vem lá do direito romano: a quem interessa esse atentado? Eu acho que não interessa ao adversário que está ganhando. Que só valorizaria o atual prefeito, como vítima.
Ele se feriu. Um ferimento no ombro, segundo a notícia, embora o carro fosse blindado. Mas é algo que está ainda está demandando esclarecimentos. Eu vi no noticiário que já identificaram um suspeito. Sim, alguém atirou, claro. Agora, resta saber atirou por que e a mando de quem? Enfim, são coisas da política brasileira, tem de tudo.
Faltam informações sobre o tombo de Lula
Agora mesmo o presidente Lula caiu em casa, deu pontos, foi impedido de viajar pelo médico e a gente, pelo menos até esse momento que eu estou gravando, não sabe qual foi a circunstância.
Ele caiu por quê? Ele caiu como? Caiu onde? Saiu uma nota que não é completa, porque certamente fizeram tomografia no Hospital Sírio-Libanês. Até esse momento da gravação não saiu nada a respeito de informações sobre tomografia.
Foi um ferimento contuso e cortante. Então, na batida, o impacto cortou o couro cabeludo. Então foi um impacto forte. E certamente fizeram a tomografia para saber as consequências intracranianas. Ele não foi viajar porque dentro do avião a pressão é diferente. Dependendo da pressão externa, a circulação sanguínea nos vasos está mais liberada ou não. Vamos esperar.
STF e governistas intensificam ataques para desgastar Tarcísio como rival de Lula em 2026
Governo e estatais patrocinam evento que ataca agronegócio como “modelo da morte”
Pacote fiscal pífio leva Copom a adotar o torniquete monetário
Por que o grupo de advogados de esquerda Prerrogativas fez festa para adular Janja
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS