Todo ano comemoramos o "Dia dos Pais". Mas provavelmente muitos desconhecem a espetacular história sobre como nasceu essa festa.
A comemoração surgiu nos Estados Unidos, em 1909. A ideia foi concebida por Sonora Louise Smart Dood. Ela era filha de um ex-combatente da Guerra Civil americana, William Jackson Smart. Seu pai se tornara viúvo, em virtude da morte da esposa durante o parto de sua sexta criança. Ele, então, criou sozinho todos os filhos. William era visto por Sonora como imensamente dedicado. Assim, ao ouvir um sermão de Dia das Mães, ela pensou: por que não homenagear também os pais?
Ela, então, iniciou uma campanha para a instituição de uma data de homenagem aos pais, tendo angariado o apoio da associação de jovens cristãos do local. Assim, no ano seguinte, 1910, no dia do aniversário de seu pai, 19 de junho, foi comemorado o primeiro serviço religioso em homenagem aos pais. Até hoje, nos Estados Unidos, o Dia dos Pais (Father’s Day) é celebrado no terceiro domingo do mês de junho. A data foi adicionada ao calendário oficial em todo território do país em 1966, pelo Presidente Republicano Richard Nixon.
Nesse meio tempo, a data foi importada para o Brasil. Ela foi trazida pelo publicitário Sylvio Bhering, no ano de 1953. Na época, a data escolhida correspondia à festa católica de São Joaquim, pai de Nossa Senhora, celebrada em 16 de agosto. Após o Concílio Vaticano II, o santo passou a ser festejado no segundo domingo de agosto, passando a ser essa a data em que também se comemora o Dia dos Pais no país.
Segundo matéria do blog Sempre Família da Gazeta do Povo:
“A data para comemorar o Dia dos Pais varia muito ao redor do mundo, mas boa parte dos países adotou a data norte-americana, como a França, a Argentina, o Chile, o Japão, a Índia, o Reino Unido e o México. Outros, como a Itália, a Espanha, a Bolívia, Portugal e Angola, o comemoram em 19 de março, dia de São José, o pai adotivo de Jesus. A Alemanha celebra os pais no dia da Ascensão do Senhor (uma data variável, que ocorre em maio ou junho).”
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS