O Tribunal Superior Eleitoral proibiu o porte de armas no dia das eleições e o Ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), limitou decretos do Presidente Jair Bolsonaro sobre compra e posse de armas de fogo e aquisição de munição. Como essas medidas interferem na democracia é o assunto do Fora dos Autos. Assim como a interferência do STF na aplicação da lei que criou o piso nacional da enfermagem e as operações que cumpriram mandados de busca e apreensão contra os candidatos ao Senado pelo Paraná, Sérgio Moro (União Brasil) e Paulo Martins (PL).
Sobre o Fora dos Autos
Um momento decisivo na História que você precisa entender. Decisões que ignoram o texto constitucional. E outras que tomam descaradamente o papel dos legisladores. Corruptos soltos por teses descabidas. Censura.
Nunca foi tão importante entender o que significa e quais as consequências do ativismo judicial. Este é um tema que vem passando sem a devida crítica pela maior parte da mídia no Brasil. Por isso, a Gazeta do Povo lançou o Fora dos Autos, uma iniciativa inédita no país para debater um tema que afeta todos os brasileiros.
Inscreva-se aqui: o que estamos oferecendo gratuitamente:
- Curso ministrado pela procuradora Thaméa Danelon, ex-chefe da Lava Jato em SP, que explica como funciona a mais alta corte do país.
- Por e-mail, notícias e artigos de colunistas da Gazeta que você precisa acompanhar para não esquecer da importância do combate à corrupção.
- Um e-book com editoriais da Gazeta do Povo sobre fatos jurídicos polêmicos, do perdão a Lula ao inquérito das fake news.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS