Warung Day Festival na Pedreira Paulo Leminski em Curitiba| Foto: Divulgação
Ouça este conteúdo

O Warung Day Festival desembarca dia 4 de maio na cidade de Curitiba para mais uma edição do evento que une música, entretenimento e lifestyle. Neste ano, o festival recebe 21 atrações, entre elas, nomes de peso da cena eletrônica internacional como Black Coffee, Chris Stussy, Maceo Plex, Hot Since 82 e Whomadewho. O festival, que é um case de sucesso do Warung - club sediado em Itajaí (SC), com mais de duas décadas, referência no cenário nacional e internacional e considerado o templo da música eletrônica - chega à nona edição anual. Entre as três pistas - Warung Stage, Ópera Stage e Pedreira Stage - irão se dividir as 21 atrações, nacionais e internacionais, durante 12 horas de evento.

CARREGANDO :)

Para contar um pouco mais sobre os desafios de produzir o festival e sua evolução ao longo do tempo, falamos com Luis Gustavo Zagonel, sócio diretor do Warung Day Festival. Confira a entrevista exclusiva.

Dan: Quais foram os principais desafios desde a primeira edição do Warung Day Festival na Pedreira Paulo Leminski em 2014 e motivações que você e os demais sócios do Warung tiveram para trazer a experiência Warung para esse palco histórico dos curitibanos?

Publicidade

Zagonel: Desde que o festival surgiu em 2014, o nosso primeiro ano aqui na Pedreira Paulo Leminski, o desafio sempre foi, e sempre será, obviamente, equalizar o público com os espaços aqui dentro, trazendo o conforto para todo mundo, proporcionando uma boa experiência para todos. Desde o primeiro ano, entendemos que este é um projeto de longo prazo, investindo em iniciativas que amadureçam ao longo do tempo, mantendo sempre a essência, o propósito e uma linha a seguir. Conhecendo o tempo necessário para desenvolver uma marca, percebemos que o Warung é mais que um simples Club, é um branding, uma referência que se solidificou ao longo dos anos. Com o passar das edições, entendemos a necessidade de constantes modificações para atender a crescente demanda e oferecer sempre uma nova e melhor experiência ao público. Cada edição traz consigo um novo layout e uma análise minuciosa dos pontos a serem melhorados, resultando em medidas concretas para aprimorar aspectos como filas, banheiros e atendimento. A circulação eficiente dentro do evento é prioritária, e garantir que tudo flua corretamente para os milhares de participantes é essencial. Com o apoio de especialistas em entretenimento dentro do nosso grupo, estamos sempre em busca de aperfeiçoamento, visando sempre entregar a melhor experiência possível. E mais do que nunca, nós precisamos lembrar que fomos clubbers já há uma época. Passamos por uma geração na década de 90, considerada por muitos a melhor década musicalmente, abrangendo todos os estilos musicais, onde realmente surgiu a base de tudo isso. Desde então, frequentamos lugares, festivais, e exploramos as festas na Europa. Esse envolvimento no ramo do entretenimento enriquece nossas pesquisas. Conhecer o que está funcionando em outros lugares é fundamental e é essencial dedicar tempo e cuidado a esse trabalho. O que buscamos aqui é proporcionar uma experiência, não apenas uma atração isolada.

Dan: Produzir um festival deste tamanho é algo desafiador. Quantas pessoas e quantas horas de trabalho foram dedicadas para dar vida a edição deste ano?

Zagonel: Apesar de ser um evento de um dia, o festival é o resultado de um trabalho de um ano inteiro. Durante esse período, dedicamos tempo ao desenvolvimento dos layouts, da planta, ao planejamento e às negociações com os artistas, antecipando demandas e garantindo grandes nomes com meses de antecedência. Contamos com uma equipe valente de parceiros, sócios e colaboradores, mantendo cerca de 40 a 50 pessoas ativamente envolvidas durante o ano todo. Na época de montagem, temos de 300 a 400 pessoas trabalhando diretamente no local, e no dia do evento, praticamente mil pessoas, entre pessoal do bar, seguranças, staff e produção. Buscamos sempre os melhores do mercado para garantir que todos sejam bem recebidos e atendidos. O sucesso do Warung Day Festival não é apenas nosso ou dos DJs, é de todos que trabalham aqui, desde o início. É fundamental instruir bem as equipes para proporcionar uma experiência completa ao público. Estamos sempre em busca de pessoas capacitadas para suprir todas as demandas do evento.

Warung Day Festival na Pedreira Paulo Leminsk em Curitiba

Dan: Trabalhar com diversos fornecedores de estruturas, coberturas, iluminação, sistema de som, decoração, segurança, staff receptivo e etc é sempre um desafio. Como é organizar todos os parceiros e todas as etapas para que tudo esteja 100% pronto no dia do evento.

Publicidade

Zagonel: O Warung Day Festival é um projeto que envolve toda a cidade de Curitiba, não apenas o festival em si. Não é à toa que é o melhor dia do ano para muitos. Lojas, restaurantes, hotéis, todos relatam um aumento significativo no faturamento. Diferentemente dos shows internacionais que atraem em grande maioria pessoas da cidade, o Warung Day Festival traz muitos visitantes de fora, representando cerca de 60% do público. Isso impulsiona diversos setores, desde alimentação até transporte. A Secretaria de Turismo reconhece o festival como um dos principais atrativos para turistas internacionais, com milhares de ingressos vendidos para pessoas de mais de 27 países. A estrutura e o atendimento oferecidos pela cidade de Curitiba são reconhecidos como de alto padrão, contribuindo para que os visitantes se apaixonem pela cidade. A parceria com empresas locais e o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Turismo são fundamentais para o sucesso do evento. Recentemente, acompanhamos na Câmara e Prefeitura a tramitação de um projeto para reduzir o ISS em Curitiba, fomos um dos grandes incentivadores para equiparar esse ISS aos outros estados, como é Santa Catarina, pra trazer pra cá de novo os grandes shows. Curitiba se destaca como um centro consumidor de música eletrônica, facilitando o acesso de pessoas de todo o país. O festival não só movimenta a economia local, mas também coloca a cidade de volta na rota dos grandes eventos. O entretenimento é essencial para a evolução da cidade, como vemos em exemplos como Balneário Camboriú. Curitiba merece esse reconhecimento e apoio, e o Warung Day Festival é uma forma de retribuir à comunidade que sempre nos acolheu.

Dan: Como vocês conseguiram manter a essência e o propósito do Warung ao longo de tantos anos, especialmente depois do episódio que levou o clube ao incêndio em 2023?

Zagonel: A essência é a regra número um de tudo, a essência e o propósito. Como mencionamos, sempre acreditamos nessa essência e nesse propósito de investir na música e na qualidade musical, no atendimento e na experiência do cliente. A essência do Warung é algo que sempre tivemos claro ao longo desses 22 anos. Sabíamos o que poderia mudar e o que jamais poderia mudar dentro desse projeto de reconstrução para o futuro. Um caso peculiar exemplifica isso: em apenas 48 horas após o incêndio, desenvolvemos a planta do novo Warung Club, mantendo inalterada essa essência que conhecíamos tão bem. Enquanto algumas melhorias eram possíveis, nossa essência, decoração e acolhimento permaneceram inabaláveis. Diversos arquitetos propuseram novos projetos, mas optamos por manter a nossa planta original, ajustando apenas o necessário para melhorar a experiência dos participantes. No Warung Day Festival, essa essência é transportada do clube para o festival, adaptando-se ao ambiente paradisíaco da Pedreira Paulo Leminski sem perder sua identidade. Apesar das três pistas e das inovações recentes, nunca deixamos de lado o que acreditamos ser essencial em nosso coração.

Warung Day Festival na Ópera de Arame em Curitiba

Dan: Quais são os planos para o futuro do Warung Day Festival? Você já comentou que já tem uma planilha em que já está anotando um monte de coisas novas para fazer no ano que vem. O que podemos esperar próximas edições em Curitiba?

Publicidade

Zagonel: No próximo ano, vamos completar 10 edições. O Warung Day Festival décima edição merece uma comemoração à altura. No Warung Club, até o nono aniversário, tivemos atrações em menor número do que nos anos anteriores. Porém, na décima edição, apresentamos um line-up fenomenal em duas pistas, transformando como a região conhecia eventos de música eletrônica em um festival dentro do clube. Para o próximo ano, na nossa décima edição do Warung Day Festival, já estamos planejando uma novidade. Em primeira mão, posso adiantar que vamos lançar um documentário do festival, contando toda essa evolução e história. Durante essa semana, uma equipe de gravação está aqui na pedreira, colhendo informações e depoimentos de todos que trabalham aqui. Mais do que nunca, esse documentário vai contar a história dos bastidores e a satisfação das pessoas em fazer parte desse projeto. Além disso, faremos entrevistas com todos os DJs, contando um pouco da história do clube. Vamos lançar quatro episódios ao longo do ano, culminando na grande comemoração da décima edição no próximo ano.

Sobre o Warung Beach Club
Com 22 anos de história, o Warung Beach Club, localizado na icônica Praia Brava, em Itajaí/ Santa Catarina, é referência no cenário nacional e internacional de música eletrônica. O club nasceu com a proposta de proporcionar experiências únicas ao público, em total interação com a natureza e é conhecido por sua arquitetura inspirada nas ilhas da Indonésia. Considerado o templo da música eletrônica, o Warung se destaca pela sua curadoria musical; o club já recebeu apresentações de mais de 2 mil DJs, incluindo os principais nomes da cena nacional e internacional.

SERVIÇO
Data: 04 de maio de 2024.
Horário: abertura dos portões às 12h. Início do evento: às 13h e término à 1h.
Local: Pedreira Paulo Leminski - Rua João Gava, 970, Abranches, Curitiba.
Ingressos: WDF - Feminino (meia-entrada = R$245 + taxa de R$ 29,40; e inteira = R$490 + taxa de R$58,80) e Masculino (meia-entrada = 305 + taxa de R$36,60 e inteira = R$610 + taxa de R$73,20); VIP (meia-entrada = R$ 390 + taxa de R$46,80 e inteira = R$780 + taxa de R$93,60) e Masculino (meia-entrada = R$490 + taxa de R$58,80 e inteira = R$980 + taxa de R$117,60); e WDF Experience - Feminino (R$730 + taxa de R$87,60) e Masculino (R$910 + taxa de R$109,20).
Site de vendas: www.warungdayfestival.com.br
Informações e reservas sobre camarotes: (47) 99610-8880 e (48) 98816-5959.