Ouça este conteúdo
Fazia tempo que a região de Londrina não abrigava uma gama de artes tão rica e diferenciada em um único evento, o que acontece sábado dia 5 de Agosto no Sommos Festival que terá quatro palcos e diversos espaços com arte para todos os gostos.
Um festival pluricultural que agrega diversas artes de contracultura, assim é o Sommos Festival que terá além dos quatro palcos com apresentações musicais, um palco para apresentações de dança, praça para intervenções artísticas e uma estrutura inédita na região com foco na experiência dos participantes. Com o tema ligado a natureza, cada palco recebe o nome de uma planta que tem simbologia relacionada a sonoridade: Bananeira, Ipê e Lótus com DJs do Brasil e do mundo. No centro do Festival, o palco SommoS Estrella Galicia é dedicado aos músicos locais e à produção autoral. A diversidade sonora do Sommos Festival foi selecionada através do edital SommoS Artistas, apoiado pela FUNCART e Estrella Galicia. O edital recebeu centenas de inscritos, cativou artistas de diversos ramos, e culmina com a transmissão ao vivo oferecida pela Sercomtel.
Não importa de que lado se leia, SommoS é sempre igual. Um palíndromo que quer trazer igualdade entre as forças que constroem este movimento cultural. Para esta primeira edição o tema escolhido foi “Sementes”, ligado ao fato do evento conectar núcleos culturais diversos e fomentar o trabalho conjunto tendo como valor a semente da união.
Vamos conhecer os palcos?
O palco Lótus tem design assinado pela 4th Dimension Stages - mesma de eventos como Playground, Tribaltech, Flor da Vida - e abriga a sonoridade Psy Trance e contará com Burn in Noise, artista que acaba de se apresentar no Boom Festival, um dos maiores do mundo, além do Shankra e está entre os headliners nos principais festivais de psytrance do mundo. Além deste, os artistas Ital, LULiO, Sr. Tune e Dundoo. A experiência fica completa com os artistas Visual Ears, Alex Orion, Thauma, Lichtton e Xara. O palco inédito contará com projeção mapeada, apresentando a arte visual do VJ Bang! e a tenda assinada pela Delirante.
O Palco Bananeira tem a Dunna no comando das luzes e do design para criar uma atmosfera específica que se conecta com a decoração. O sistema de som Funktion-One, da Rezsolutions, deixa claro que as expectativas não podem ser baixas. No line up, Tata Ogan, DJ, percussionista, pesquisadora e produtora musical há mais 20 anos tem trabalhos com uma extensa gama de artistas que vão de Marcelo D2 a Arnaldo Baptista, Samuca, Selva e Afroito. Vermelho - que você curte ái no video acima do Boiler Room - é um dos expoentes da música eletrônica underground no Brasil e traz um som bem peculiar para o palco que conta ainda com Benjamim Ferreira, Coletiva Cesta, Cremosa Vinil além de Gustavo Veiga, Light The Jazz e Nate Monaco. A curadoria é das festas Baile do LP e Festa Aqui.
O Palco Ipê tem atração surpresa anuciada aqui em primeira mão: o italiano Magnvm! da renomada gravadora Dirtybrid. Com curadoria da Culture Management e Deep Things, Kanio e Rocksted marcam presença neste palco que conta ainda com Rodrigo, Salvez, Nes!, Zhor, Halfeld, AM Clã e o casal destaque do melodic techno Binaryh. Em 2022, BINARYH passa a integrar o seleto time de artistas da Afterlife, lançando a track 'Seyfert' na compilação Unity Pt III e se apresentando em três edições de seus eventos em apenas 6 meses: Afterlife Hi Ibiza, durante o verão europeu; Afterlife Printworks, em Londres; e Afterlife Brasil. No Brasil, a dupla se apresentou nos principais clubs do país e, internacionalmente, passou pela Alemanha, China, Grécia, Argentina, Líbano, Espanha e Inglaterra. A empresa curitibana Dunna assina luzes e design deste palco, assim como o Bananeira.
A pista de dança trabalha um conceito distópico, um mundo pós apocalíptico que foi dominado por plantas mutantes. Grandes telões e surpresas visuais circundam o anúncio de mais uma atração surpresa do festival, o VJ Ulster que fez de CAOS a Só track Boa, Vintage Culture e muito mais. Os palcos Bananeira e Ipê tem sonorização da Pure Groove e são interligados por todos os lados e terão uma conexão entre o “Mundo distópico” e a “Discoteca dentro de uma floresta”.
O palco autoral estará instalado no centro da Cidade e abre espaço para as produções locais de música e produção audiovisual. Cercado por food trucks e áreas de confraternização e descanso, o Palco ocupa o espaço perfeito para possibilitar a apreciação da diversidade cultural no festival. O sistema de som terá formato em 270˚ para ter cobertura total do espaço e sem interferir com os outros palcos, acima da estrutura, telões irão exibir curtas-metragem nos intervalos musicais.
Saiba mais
O Sommos Festival abriu espaço à comunidade artística através de um edital de inscrição e um time de curadores especializados selecionou exposições e performances para juntarem-se aos artistas convidados para a galeria de arte, palco de dança, praça de intervenções e palco autoral. Contribuem com a iniciativa, Yashiro Imazu, dono de ateliê e produtor do Festival de Surrealismo Surrealia, Daniel Arthur Thomas, diretor da vila cultural e rádio Alma e a FUNCART.
Para contribuir com a retomada da indústria de eventos, que foi altamente impactada em todo o mundo durante a pandemia, diversas empresas ligadas ao setor uniram-se e criaram um grupo na região de Londrina chamado Coletivo Sommos, responsável pelo Festival que acontece no próximo dia 05 de Agosto.
“Nossa visão é viabilizar a manifestação artística de contracultura, construindo uma cena coletiva que propicie a expressão sonora e imagética de maneira ampla e integrada, dessa forma desconstruindo bolhas e preconceitos e criando espaço para um movimento de público aberto à diversidade das expressões culturais”, cyomenta Diego Fleuringer, diretor do Festival.
“Unindo diversas cenas culturais distintas e que na maioria das vezes, apesar de correlacionadas, não se comunicam entre si, dessa forma inspirando os criadores a realizarem novas parcerias e conhecerem novos parceiros artísticos”, assim Romulo Pierotti define a iniciativa do Sommos Festival
Os organizadores buscam dar oportunidade para pessoas interagirem com formas de arte que comumente não buscariam ou não teriam acesso. “Tem pessoas que não vão a uma galeria de arte, nunca viram um show de dança ou nunca foram em uma festa de música eletrônica ou curtiram um Jazz. O Sommos Festival propicia isso a quem prestigiar nossa primeira edição”, comentou Rômulo, um dos coordenadores do festival.
O local do evento, Parque Ney Braga, é uma área privada que possui 42 hectares e uma extraordinária infraestrutura capaz de sediar múltiplos eventos simultaneamente de pequeno, médio e grande porte, como a EXPO Londrina, uma das maiores feiras agroindustriais do Brasil.
O Sommos Festival acontece dia 05 de Agosto de 2023, sábado, a partir de 16h e vai até as 04h no Parque de Exposições Governador Ney Braga, que fica na Av. Tiradentes, 6275 - Cilo II, em Londrina, no Paraná. Ingressos disponíveis aqui.
Serviço:
Evento: Sommos Festival
Data: 05 de Agosto de 2023. De 16h a 04h.
Local: Parque Ney Braga Av. Tiradentes, 6275 - Cilo II, Londrina, Paraná.
Atrações: Quatro palcos com artistas locais, DJs nacionais e internacionais, exposições, intervenções artísticas e mais.
Ingressos: ingressonacional.com.br/evento/24796/sommos-festival-----capitulo-i-----sementes
Informações: www.sommosfestival.com.br