Quem não está muito ligado ao mundo da música eletrônica e das festas, pode se perguntar: O que o DJ faz na cabine? Por que ele usa o fone de ouvido? E talvez aquela pergunta que pode provocar reações nada amistosas em qualquer DJ – O DJ só aperta o Play!?
O papel principal do DJ durante uma festa é manter as pessoas da pista dançando e animadas o tempo todo. Para isso, o DJ utiliza as mais variadas músicas, técnicas de mixagem, efeitos, ordem em que as músicas são tocadas e o seu próprio carisma, para manter o clima da pista.
Dentro da cabine, o DJ tem a responsabilidade de manter o som tocando sem interrupções e criar as mixagens entre as músicas. Para criar estas mixagens, explicando de uma maneira simples, o DJ precisa prestar atenção em várias coisas ao mesmo tempo:
1. Na música que está tocando na pista, e se está animando o público;
2. Utilizando o fone de ouvido, escolher a música que virá na sequência;
3. Também com o fone de ouvido, sincronizar as batidas das duas músicas, aumentando ou diminuindo a velocidade delas;
4. Fazer a mixagem com o som das duas músicas tocando ao mesmo tempo na pista.
Toda esta técnica e cuidado, tem o objetivo de manter o som tocando na pista sem que hajam cortes ou mudanças bruscas de velocidade, ritimo ou estilo entre as músicas. Um bom DJ, é o que faz transições entre músicas sem que o público perceba ou pare de dançar.
Mas o trabalho do DJ não se limita à cabine no momento da festa. O trabalho mais importante acontece dias antes, quando o DJ realiza toda a pesquisa para encontrar as melhores músicas e compor o seu repertório. Não é uma tarefa fácil, pois a grande maioria dos DJs procuram músicas que façam a pista dançar e que sejam exclusivas dele ou que pelo menos outros DJs ainda não tenham encontrado. Um DJ que consegue fazer uma pista inteira dançar o tempo todo, com músicas que não sejam muito conhecidas, é muito bem visto.
Agora, voltando à pergunta inicial desse post – O DJ só aperta o Play?! Infelizmente, para alguns maus ‘DJs’ (sim, entre aspas) que são despreparados, que não estudaram ou que se aproveitaram da fama para ganhar dinheiro enganando as pessoas, a resposta acaba sendo sim. Estes são conhecidos como ‘Fake DJs’ ou DJs falsos, mas não vamos falar deles agora, eles serão tema de um próximo post aqui no blog.
A grande maioria dos DJs faz o trabalho bem feito, podem até não ser conhecidos pelo grande público, mas quem tem amor pelo que faz, estuda, pesquisa, pratica, busca a sua realização como DJ; recebe o grande presente de todo esse esforço: Ver o púbico dançar!
Montero – Before the Future (Original mix)
Deep House
Qual é a boa!? Quinta | 15.08 Sexta | 16.08 Sábado | 17.08 |
Veja também:
Onde tudo começou, a House Music!
Mas não é tudo igual?
Brasil, o país do Samb… da Música Eletrônica!
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Premiê de Assad concorda em entregar poder a rebeldes da Síria
EUA alertam que Estado Islâmico pode tentar “tirar vantagem” da situação na Síria
Segurança pública de São Paulo enaltece recorde histórico de redução de crimes
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS