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TribalTech vem aí. Patrik Cornelsen nos explica um pouco sobre a organização do festival deste sábado

Mais uma rápida entrevista com os profissionais responsáveis por fazer tudo acontecer, agora conversamos com Patrik Cornelsen que faz parte do time responsável por executar toda a magia do festival. Patrick é sócio do USINA5, espaço em que acontece a TribalTech. O USINA5 tem recebido uma porção de eventos culturais e se mostrando como um espaço multi funcional de uso inteligente na capital paranaense. Cornelsen também é um dos produtores gerais da edição deste ano, a TribalTech Enlighten.

Com vasta experiência na produção de eventos (ele é proprietário da Planeta Brasil Entretenimento), Patrik nos passa uma visão mais abrangente das diferentes funções de profissionais dentro do festival, assim como a complexidade de se produzir um evento de grande porte.

 

Jeje, Dudu Marcondes e Patrik Cornelsen

 

Ele falou um pouco sobre logística, o Usina 5, corre-corre de produção e muito mais. Confira abaixo.

 

01 – Um evento como a TribalTech requer uma logística de artistas enorme. Como faz para organizar tudo isso ? Horário de vôos, translado, etc. 

Normalmente um festival de música tem um departamento ou um profissional que cuida especificamente da logística dos artistas. Existem alguns profissionais de produção que são mais focados nessa área e normalmente contam com o apoio de uma agência de viagens para organização dos vôos. No caso da TribalTech nossa equipe é composta por um gerente de logística com um assistente, além de coordenadores de transporte, receptivos bilíngues no aeroporto, hotéis e venue (o local do evento). Tem funcionado bem 🙂

02 – O Usina 5 neste evento ocupará a sua capacidade máxima de utilização de espaço. Quantos dias de preparação da área para receber o evento ? Qual a complexidade disso ? E depois para desmontar ? Qual o processo ?

Nosso planejamento para 2018 já se iniciou logo após a edição Escape em 2017, até o início efetivo da montagem do festival todo o planejamento é feito no “papel”. Plantas, estudos, estruturas, logística de pessoas, tudo pensado antes de se executar. Existe outro detalhe muito importante, saber exatamente quando podemos entrar no local. Nosso mínimo de montagem é 15 dias, mas é muito apertado! Já a desmontagem é muito rápida, em cerca de 4 dias estamos com o local vazio e limpo! Todo o processo requer muito profissionalismo e principalmente experiência e qualificação técnica.

03 – Você foi a pessoa que descobriu o USINA5. Como foi essa descoberta ? 

A USINA5 me perseguiu!! Em 2016 estava voltando de um compromisso acompanhado da Gabriela Almeida, gerente de produção da grande maioria dos projetos que nos envolvemos. Ao passar pela Rua Aluísio Finzetto, ondo fica a frente do maior barracão da Usina5, vi aquele imóvel fechado, encostei o carro e falei: – Nossa, legal esse barracão aqui hein! Daria uma boa festa. Pensei logo: “Pára de arranjar novos problemas.” Fechei a porta e fui embora.

Meses depois, início de 2017, um dos meus sócios me ligou me convidando para ir conhecer um local, que ele tinha a ideia de fazer uma festa lá e queria minha opinião. Não fiz nenhuma relação com o espaço anterior, já que o endereço que havia me passado era o da entrada pela rua sem saída ao lado da Havan (Rua Orestes Camilli). Ao chegar no espaço, não tinha a menor ideia de que era o mesmo que eu havia parado meses atrás, até porque a área é muito grande. Entramos, andamos e ainda não tinha percebido a coincidência. Meu sócio me falava das idéias e eu impressionado só pensava em fazer a TribalTech ali. Eu tive essa certeza quando vi o barracão grande e o destino me mostrou que era o mesmo local que eu já havia estado. A partir disso não consegui mais dormir. Ali nascia a USINA5.

04 – Abastecimento de bares, recolhimento de lixo, segurança. E essa logística ? Quantas pessoas estão envolvidas na produção do evento ? E o destino final do lixo recolhido, vai para onde ? 

Para cada operação preciso de um responsável, de um “dono do galinheiro”, pois ninguém faz um festival do tamanho da TribalTech sozinho. Cerca de 500 pessoas ficam envolvidas na montagem do evento durante um período médio de 15 dias, mas no coração da operação temos cerca de 50 pessoas.

Todo o lixo sólido do evento, incluindo reciclados, é gerenciado por uma empresa especializada, a qual dá o destino correto do resíduo produzido pelo evento gerando um relatório de destinação e de impacto ambiental. Fazemos esse procedimento em todos nossos eventos.

05 – Tantas bandas e artistas, como fica a parte técnica, rider de palco, etc de cada um ? Algo diferente que poderia nos dizer ?

A parte mais divertida! Cada artista tem suas necessidades técnicas e pessoais. No que tange a parte técnica sempre primamos por atender o máximo possível do que foi pedido, mas sempre há alguma adequação a ser negociada com os técnicos da banda ou do DJ, mas é raro termos problemas, pois sempre oferecemos o melhor em termos de equipamento. Quanto aos pedidos de camarim por exemplo, montamos uma mega estrutura para atender a todos, temos um lounge para os artistas, por onde circula toda a produção e alguns mais ligados ao time, lá temos um bar central que atende a todos. Já os pedidos mais específicos, são atendidos individualmente nos camarins, normalmente diferentes marcas de água, destilados e cervejas, das mais variadas.

Disse divertido, pois em certo rider uma vez veio “Água de coco servida no próprio fruto, este cortado na hora por um baiano devidamente a caráter”. Pensei “tá de sacanagem né?” Lógico que cumprimos (e virou notícia).

Alok e Patrik Cornelsen

 

Quer saber mais sobre o USINA5? Acesse https://www.gazetadopovo.com.br/haus/reacao-urbana/conheca-a-usina5-antiga-fabrica-revitalizada-como-espaco-de-eventos/

 

A TribalTech Enlighten acontece no próximo Sábado dia 22 de Setembro no Usina 5.

Mais infos: tribaltech.com.br

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