Em um vídeo postado hoje (13.Abril) no YouTube, site de notícias sobre música eletrônica Phouse é acusado de ganhar seguidores no Facebook de forma desonesta, utilizando scripts escondidos que forçam os usuários à curtirem a fan page mesmo que não exista a intenção.
No vídeo postado por Marcos Fernandes no Youtube, Marcos demonstra de forma bem clara e objetiva como o site Phouse utiliza de forma desonesta, artifícios de programação de execução automática em seu site, os chamados scripts.
Atualização: O vídeo foi removido do Youtube durante a madrugada do dia 14.abril. Vários leitores realizaram o experimento proposto pelo vídeo e comprovaram o “like automático” na fan page do site Phouse.
Atualizaçao: Após video removido no YouTube, usuário posta novamente no Facebook. Veja aqui.
Segundo o vídeo, quando um leitor acessa o site para ler alguma notícia, seja compartilhada por um amigo no Facebook ou diretamente acessando o endereço web, o script escondido no site curte automaticamente a página do site Phouse no Facebook, mesmo que o leitor não tenha clicado no botão ‘curtir’ do Facebook.
O site Phouse sempre esteve envolvido em polêmicas desde a sua criação, seja publicando notícias sem verificação de veracidade, notícias sensacionalistas e agora este artifício desonesto de acumulação de seguidores.
O Blog Aperte o Play condena este tipo de trabalho. Muitas vezes as notícias sem veracidade deste site prejudicaram a cena de música eletrônica, confundindo o público e principalmente, atrapalhando o trabalho de artistas e clubs envolvidos.
Atualização: Mensagens postadas em um grupo do Facebook criado pelo público da Tomorrowland comentam o fato dos likes automáticos praticados pela Phouse, como mostrava o vídeo excluído. Veja:
__
Aperte o Play em nossa playlist no Spotify
Curta o Aperte o Play no Facebook
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS