Atropelar o Peñarol? Nem o Santos de Pelé fez o que o Atlético conseguiu

O triunfo do Atlético-PR diante do Peñarol em Montevidéu não foi uma vitória comum pela Sul-Americana. Diante de um clube gigante da América do Sul (três vezes campeão mundial e cinco da Libertadores), o Furacão meteu 4 a 1, placar que nenhuma outra equipe conseguiu em torneios da Conmebol na capital uruguaia. Nem o Santos de Pelé.
Em 1962, o time santista bateu os uruguaios por 3 a 0, mesma diferença de gols, pela final da Libertadores. Entretanto, o duelo de desempate da decisão ocorreu em Buenos Aires, não em Montevidéu. No jogo no Centenário, o alvinegro triunfou por 2 a 1.
LEIA MAIS: Desafio do Atlético é se livrar do ‘legado’ Petraglia/Diniz e abraçar a Sula
Os santistas voltariam a bater o Peñarol por 3 a 0 em 1983, em Montevidéu. No entanto, pelo torneio amistoso Vencedores da América. Como curiosidade, a meta peixeira era defendida por Marolla, goleiro que brilhou no Furacão posteriormente.
Já o Palmeiras conseguiu resultado fora de casa ainda maior do que o do Furacão, 5 a 1, em 1972, também em Montevidéu, no mítico estádio Centenário. Entretanto, por um campeonato amistoso, o Torneio Mar del Plata.
LEIA MAIS: Épico, Atlético mostra grandeza no cenário internacional
Outro time, o Vasco, também superou os uruguaios por 3 a 0, em abril de 1951. Porém, também em amistoso. Como curiosidade, os brasileiros conseguiram bater os uruguaios no primeiro duelo entre os dois países após o Maracanaço, em 50, quando o Brasil foi vice da Copa do Mundo diante do Uruguai.
O Flamengo também enfiou 3 a 0 no Peñarol em 1981. Entretanto, mais uma vez, o jogo ocorreu em caráter amistoso, pelo Torneio Punta del Leste, e foi em Maldonado, não na capital. Já o Atlético-MG fez 4 a 1 em 2009, mas também em amistoso, pelo Torneio de Verão, no Centenário.
Por fim, o Pelotas também goleou os uruguaios, por 4 a 0, no ano 2000. Porém, o jogo disputado foi disputado no Estádio Arquitecto Antonio Ubilla, em Cello, e não em Montevidéu. E também foi um duelo amistoso.
Ao todo, o retrospecto do Peñarol contra times brasileiros em Montevidéu, considerando todos os jogos, é de 95 partidas, com 44 vitórias dos uruguaios, 25 empates e 26 derrotas.
Obs: dados do site Jornalheiros.
WhatsApp do Brasileirão 2018
O Brasileirão 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Campeonato Brasileiro. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós no Brasileirão 2018!!! Seja bem-vindo ao nosso grupo!
###
###
🔥 Confira ainda 🔥
1⃣Prêmio para ignorar a Globo provoca impasse entre clubes e Esporte Interativo
2⃣‘Esporte Interativo será sufocado pela Globo no Brasileirão 2019’, diz especialista
3⃣Veja quais clubes fecharam com a Globo direitos do Brasileirão
4⃣Globo paga menos a clubes que fecharam contrato com rival do SporTV
5⃣ Simulação mostra como fica o Brasileirão dividido entre Globo e Esporte Interativo