Convocação da seleção brasileira: primeira lista após Copa 2018

O técnico Tite anunciou nesta sexta-feira (17), na sede da CBF, no Rio, a sua primeira lista de convocados para a seleção brasileira desde a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. De acordo com o comandante, as seis primeiras convocações, deste ano, serão para observar um número maior de atletas visando a disputa da Copa América, que será realizada no ano que vem, aqui no Brasil.
Lista de convocados – Atualização em tempo real
Goleiros
Alisson – 25 anos – Liverpool
Hugo – 19 anos – Flamengo
Neto – 29 anos – Valencia
Laterais
Fágner – 29 anos – Corinthians
Fabinho – 24 anos – Liverpool
Filipe Luís – 33 anos – Atlético de Madrid
Alex Sandro – 27 anos – Juventus
Zagueiros
Felipe – 29 anos – Porto
Marquinhos – 24 anos – PSG
Dedé – 30 anos – Cruzeiro
Thiago Silva – 33 anos – PSG
Meio-campistas
Casemiro – 26 anos – Real Madrid
Arthur – 22 anos – Barcelona
Lucas Paquetá – 20 anos – Flamengo
Andreas Pereira – 22 anos – Manchester United
Fred – 25 anos – Manchester United
Phillippe Coutinho – 26 anos – Barcelona
Renato Augusto – 30 anos – Beijing Guoan, China
Atacantes
Willian – 30 anos – Chelsea
Douglas Costa – 27 anos – Juventus
Everton – 22 anos – Grêmio
Neymar – 26 anos – PSG
Pedro – 21 anos – Fluminense
Roberto Firmino – 26 anos – Liverpool
Análise
Um dos nomes mais aguardados – e que foi confirmado – foi o de Arthur. O ex-jogador do Grêmio, atualmente no Barcelona, deve ganhar o status de titular da seleção com o decorrer do trabalho.
A presença de alguns atletas que vão se destacando no Brasileirão 2018 também chamou a atenção. O zagueiro Dedé, do Cruzeiro, o meia Lucas Paquetá, do Flamengo, e os atacantes Everton, do Grêmio, e Pedro, do Fluminense, são nomes que saem com a oportunidade neste novo ciclo.
Além disso, chama a atenção de 13 remanescentes da Copa do Mundo da Rússia, inclusive com alguns veteranos. Thiago Silva, Filipe Luís, Renato Augusto e Willian dificilmente vão estar no Mundial do Catar, mas vão sendo mantidos, pelo menos, para a disputa da Copa América.
Já o goleiro Neto, os lateral Alex Sandro e o zagueiro Felipe estavam no radar de Tite antes da Copa do Mundo da Rússia. Mantendo a regularidade na Europa, são três nomes que podem se tornar comuns nas convocações.
Entre os atletas que serão observados pela primeira vez, Andreas Pereira ganhou força por estar se destacando no Manchester United com o técnico José Mourinho. A convocação ainda foi uma estratégia do Brasil não perder outro jogador, já que Pereira acumula nacionalidade belga. Os exemplos do atacante Diego Costa na Espanha e Jorginho com a camisa da Itália serviram de lição.
Por fim, Fabinho foi convocado como lateral, mas atuou como volante nas últimas três temporadas. A falta de opções pelo lado direito faz Tite apostar no jogador do Liverpool, mas certamente o jovem Éder Militão, do Porto, deve ganhar chance em algum momento.
Para quais jogos são a convocação da seleção brasileira?
A seleção brasileira enfrenta os Estados Unidos no dia 7/9, em Nova Jersey, além de El Salvador quatro dias depois (11/9)
Os amistosos vão desfalcar os clubes brasileiros?
Sim, na Copa do Brasil… Os classificados Corinthians, Flamengo e Cruzeiro, por exemplo, perdem um jogador, pois foi esse o critério de Tite.
Para que servem os amistosos da seleção brasileira e essa convocação?
As duas partidas marcam o começo do novo ciclo da Seleção Brasileira, de olho na Copa do Mundo do Catar, em 2022. Antes disso, ainda há a Copa América de 2019, que será disputada no Brasil.
🔥 Confira ainda 🔥
‘Esporte Interativo seria sufocado pela Globo no Brasileirão 2019’, diz especialista
Veja quais clubes fecharam com a Globo direitos do Brasileirão
Globo paga menos a clubes que fecharam contrato com rival do SporTV
Simulação mostra como fica o Brasileirão dividido entre Globo e Turner