Disney compra a Fox e deixa em suspense mercado do futebol na TV

O acordo entre a Disney, que é a responsável pelos canais ESPN, e a Fox, uma das principais provedoras de conteúdo esportivo na TV, foi anunciado nesta quinta-feira (14).
Conforme anunciado pela Disney, a transação foi fechada no valor de US$ 52,4 bilhões, mais as dívidas do grupo, que são da ordem de US$ 13,7 bilhões. A transação inclui estúdios de cinema e televisão, redes de entretenimento a cabo e as empresas de Rupert Murdoch fora dos Estados Unidos.
Os acionistas atuais da empresa mantém à frente de jornalismo da Fox, incluindo canais como Fox News e Fox Sports, concorrente da ESPN.
Com isso, a Disney deverá incluir em seu guarda-chuva empresas como 20th Century Fox, o canal Fox, o Blue Sky Studios, o FX, a National Geographic e o serviço de streaming Hulu. Personagens da Marvel estariam inclusos no pacote.
Com a aquisição, a Disney terá mais exposição em mercados como Reino Unido, Alemanha e Itália, onde a Fox possui seus canais e uma participação de 39% na Sky.
Porém fica em suspense: a negociação tende a mexer bruscamente com o mercado e a estrutura do mercado esportivo de mídia no mundo, inclusive no Brasil. A ESPN diz que a compra inclui 22 redes regionais da Fox Sports, além de outros ativos da emissora.
Um dos problemas diz respeito aos direitos de transmissão. Como ele serão repartidos?
OPINIÃO: VALE TUDO?
Assédio ao vivo em menina de 15 anos escancara problemas do jornalismo esportivo
>>> https://t.co/icbKqLHL6y pic.twitter.com/1eqP7We0nA
— Esportiva (@gpesportiva) December 14, 2017