Ex-gerente do Coritiba vai ensinar gestão no Barcelona

Formado em Relações Públicas na Universidade Federal do Paraná (UFPR), o curitibano Oliver Seitz, 35 anos, será o diretor acadêmico de um mestrado promovido pelo Barcelona, em parceria com o Instituto Cruyff, sobre gestão esportiva.
LEIA TAMBÉM: Beldades russas travam batalha para ser a musa da Copa-2018; veja fotos
Dono de um currículo invejável, inclusive com aula no curso de Football Industry da Universidade de Liverpool e na UCFB Wembley, Seitz tem como uma das suas escolas o Coritiba. Antes de embarcar para a Europa, ele foi gerente de marketing do Coxa entre 2010 e 2012.
“Aprendi a dinâmica de um clube, como ele funciona por dentro, as prioridades, como funciona o processo decisório”, explica. “Vi de perto de onde vem a pressão e para onde que vai a cobrança. Aprendi a importância de cada jogo. Foi fundamental a minha passagem pelo Coritiba, cresci muito”.
O professor vai mais longe. “Sem essa experiência, não teria conseguido montar um curso no Barcelona, pois precisa ter uma visão interna do futebol”.
A grade do curso é vasto, passando pela administração do futebol, uso correto do marketing, exploração adequada de redes sociais e cuidados financeiros, mercado de transferências de jogadores, fontes de receitas e conhecimento objetivo do Barça fazem parte da grade do curso. A ideia é extrair executivos, inclusive com ideias forjadas no mestrado sendo implantada no gigante espanhol.
O Instituto Cruyff encontrou Oliver Seitz através do Linkedin. Viu o currículo, que tem a experiência no Alto da Glória em destaque, e o contratou para tocar a área de football business do órgão. “Quando cheguei, eles tinham uma conversa adiantada com o Barcelona, então eu montei o projeto e foi aprovado”, conta.
O mestrado dura oito meses e começa em maio de 2017