Arquibancada Virtual

Para o Atlético, Atletiba deu 0 a 0: veja a edição do jogo que nenhuma TV quis mostrar

Por
Rodrigo Fernandes
03/05/2017 12:27 - Atualizado: 27/09/2023 20:01
Cena da edição atleticana para o clássico: cadê os gols?
Cena da edição atleticana para o clássico: cadê os gols?

O Atletiba de domingo (30), na Arena da Baixada, vencido pelo Coritiba por 3 a 0, na verdade deu empate, sem gols, com amplo domínio do Atlético – isto, claro, na versão editada do jogo feita pelo departamento de comunicação do Rubro-Negro.

Em comunicado enviado à imprensa na véspera do jogo, o Furacão alertou que não iria autorizar a captação de imagens do duelo. O clube avisou que ele mesmo iria ceder a fração do jogo e estava vetada a entrada de câmeras na Baixada. Ou seja: nenhuma emissora foi autorizada a fazer a cobertura imparcial do encontro.

Embora canal algum tenha comprado os direitos da transmissão, a legislação brasileira (Lei Pelé – 9.615/1998) garante o registro como flagrante jornalístico, com uso de um trecho (3%) para exibição em telejornais – garantia do direito constitucional à informação para a sociedade, mesmo em evento privado. Mas o Atlético, contrariando essa prática, optou por fazer o trabalho de filtro com os ‘melhores momentos’.

O vídeo não traduz o que foi o clássico. Nem com boa vontade.

A seleção da comunicação atleticana não serviu para ninguém. E algumas emissoras, por precauções jurídicas ou talvez bom senso, evitaram pegar a íntegra do jogo (mesmo postado e aberto em canais oficiais) para pinçar o elementar do Atletiba.

Os momentos enviados às principais emissoras do país foram alvo de lamentação na Rede Globo. Durante o Fantástico de domingo, o apresentador Tadeu Schmidt explicou aos telespectadores a situação bizarra.  “A Rede Globo não possui o direito de transmissão da final do Campeonato Paranaense. Nós solicitamos os gols aos clubes, mas até o momento não recebemos resposta”, resumiu.

Em nota ao UOL, o Atlético se justificou. O clube diz entender que os highlights (destaques) são uma propriedade premium, extremamente valorizada em todo o mundo, e que os interessados devem pagar por este produto se assim desejarem”.

Confira o Atletiba, segundo a edição do Atlético, com três minutos, seis finalizações do Atlético, quatro do Coritiba, nenhum gol, nada sobre a expulsão de Felipe Gedoz, nada sobre o gol anulado de Kleber Gladiador, nenhum registro da saída de campo com ambulância do jogador João Pedro e cenas do apito final.

Em tempo: a política de não cessão das imagens relevantes do Atletiba não será replicada pelo Coritiba.

Através de um posicionamento oficial, via telefone à Gazeta do Povo, a comunicação alviverde explica: “que respeita a decisão do Clube Atlético Paranaense e acatou a posição de não cessão dos gols na partida no Estádio Atlético Paranaense. No entanto, o Coritiba abrirá credenciamento normalmente para a captação das imagens no segundo jogo, conforme política de comunicação do próprio clube, agora na condição de mandante, de maneira em que as emissoras interessadas em acompanhar o jogo terão livre acesso a fazerem suas próprias imagens e captação, como de costume.”

Veja também:
Com "SAF única", Maringá tem objetivo traçado após final do Paranaense
Com "SAF única", Maringá tem objetivo traçado após final do Paranaense
Ex-Coritiba, Igor Jesus revela motivo para recusar proposta de R$ 185 milhões
Ex-Coritiba, Igor Jesus revela motivo para recusar proposta de R$ 185 milhões
Ex-Coritiba é confundido com Raphinha e vira alvo de mensagens racistas de argentinos
Ex-Coritiba é confundido com Raphinha e vira alvo de mensagens racistas de argentinos
Ancelotti, Jorge Jesus, Filipe Luís? Quem pode substituir Dorival na seleção brasileira
Ancelotti, Jorge Jesus, Filipe Luís? Quem pode substituir Dorival na seleção brasileira
Para o Atlético, Atletiba deu 0 a 0: veja a ediçã...