Arquibancada Virtual

Pura alma, Jazz e Lakers

Por
Redação
30/03/2013 21:30 - Atualizado: 27/09/2023 15:52

Bela vitória do Dallas Mavericks, em casa, diante do Chicago Bulls. Mesmo tendo chances mínimas de alcançar uma vaga nos playoffs, e enfrentando um time com presença garantida na fase final da NBA, o Mavs foi pura alma nos minutos finais do confronto deste sábado. Deixou tudo o que tinha, tecnicamente, mentalmente, fisicamente e emocionalmente, em quadra. Assim, se manteve na briga com o Los Angeles Lakers e o Utah Jazz pela oitava e última vaga da Conferência Oeste. Os dois concorrentes também tiveram sucesso neste sábado à noite. A corrida tem tudo para ser boa.

Faltando 3 minutos no quarto decisivo, o Bulls tinha uma confortável vantagem de oito pontos: 97 a 89. Parecia que a torcida sairia do American Airlines Center sem motivo para comemorar. Aí surgiram três fatores que deram uma reviravolta na situação. O primeiro deles, o alemão Dirk Nowitzki e sua mão calibrada – acabou o confronto com 35 pontos. O segundo, uma força defensiva tirada da manga pelos anfitriões. E o terceiro, que falta pra muita equipe por lá e aqui, no basquete e no futebol, a gana pelo jogo. Em sintonia com a torcida, os marmanjos do Texas vibraram muito a cada acerto.

Nessa trinca de minutos finais, Nowitzki acertou três cestas cruciais, duas delas da linha dos três pontos – do arco, como dizem os norte-americanos – e transformou um revés de 98 a 97 em um triunfo de 100 a 98. É digno de nota que os visitantes somaram apenas um pontinho nesse mesmo período. O braço, aparentemente, tremeu. Foram três lances livres jogados fora em quatro tentativas, além de arremessos de quadra sem mira de Nate Robinson, Luol Deng e Jimmy Butler. Faltou uma dose de experiência.

Agora, o Mavs tem 36 vitórias e 37 derrotas. É o décimo. Logo à frente, aparece o Lakers com 38 vitórias e 36 derrotas, ainda fora da zona de classificação para os playoffs. O Utah Jazz tem a mesma campanha do time californiano, mas nos critérios desempate ficaria em 8º.

Já o Chicago Bulls é o quinto colocado no Leste. Tem 39 vitórias e 32 derrotas. Nesse lado da disputa, inclusive, os oito classificados não devem mais mudar, apesar da chance matemática: Miami Heat, New York Knicks, Indiana Pacers, Brooklyn Nets, Chicago Bulls, Atlanta Hawks, Boston Celtics e Milwaukee Bucks ainda sonham com o título. O Heat (57 v e 15 d) é o amplo favorito.

Horas depois da lição de determinação dada pelo Mavs, o Utah Jazz não pestanejou. Passou pelo instável Brooklyn Nets por 116 a 107. Foi eficiente, cometeu apenas 10 erros – contra 17 dos nova-iorquinos e roubou 14 bolas, muito mais do que as 5 levadas na mão grande pelos adversários.

Mas quem dá sinais de força nesse sprint decisivo é mesmo o Los Angeles Lakers. De favorito ao título a quase eliminado, o time amarelo e roxo vem retomando o rumo com a contribuição de todos os medalhões. Para passar a rasteira no Sacramento Kings, como forasteiro, o Lakers contou com três double-doubles – estatísticas de dois dígitos em dois fundamentos.

Kobe Bryant mandou 19 pontos para sua conta e ainda anotou 14 assistências; Dwight Howard botou seu físico pra funcionar no rebotes, pegando 15 no total, além de somar 24 pontos; e Pau Gasol, recuperado de lesão, fez 12 pontos e 10 assistências. Se eles continuarem nesse ritmo, vai ser difícil barrá-los dos playoffs. No fim, 103 a 98. Não foi fácil, mas a trupe de Kobe demonstrou tranquilidade para matar o jogo quando o cronômetro apertou o cerco.

Contra a força física da dupla Gasol/Howard, a técnica apurada de Bryant e Nash (se o ‘velhinho’ ainda conseguir domar as lesões e as dores), além do peso da tradição do Lakers, vai ser preciso corpo e alma pra passar. Só assim.

Veja também:
Coritiba troca amistoso contra o Botafogo por jogo-treino com clube sem divisão
Coritiba troca amistoso contra o Botafogo por jogo-treino com clube sem divisão
Wanderlei Silva de volta? Lenda do MMA pode sair da aposentadoria para evento gigante
Wanderlei Silva de volta? Lenda do MMA pode sair da aposentadoria para evento gigante
Athletico mira atacante veterano de rival da Série B
Athletico mira atacante veterano de rival da Série B
Brasileirão 2025: CBF divulga tabela detalhada da Série A até a 12ª rodada
Brasileirão 2025: CBF divulga tabela detalhada da Série A até a 12ª rodada