O primeiro voo de um avião é um evento histórico, não só para a comunidade aeronáutica, mas principalmente para os futuros passageiros que desfrutarão de horas e mais horas dentro da máquina. Partindo dessa premissa, esta quinta-feira (25) foi um dia para se guardar. Data em que o protótipo do Airbus A320neo alcançou os ares pela primeira vez.
Um voo que durou pouco mais de duas horas, partindo de Toulouse e retornando à cidade francesa, onde fica uma das instalações da fabricante europeia. Como todo voo inaugural, foram realizadas manobras básicas. Testes mais pesados serão feitos por mais de 3 mil horas ao longo dos próximos meses, até a primeira entrega, prevista para o quarto trimestre de 2015.
Alguns dirão que o A320neo não é exatamente uma aeronave nova, já que se trata de uma versão remotorizada da família A320 (que engloba A319neo, A320neo e A321neo). Pode até ser, mas os avanços conquistados desde o lançamento do irmão mais velho, em 1987, não devem ser desprezados.
Comecemos pelos motores, produzidos pela Pratt & Whitney (que está instalado no protótipo) e pela CFM. Visualmente, são relativamente maiores que os antecessores. O principal ganho segundo os engenheiros da Airbus é a redução de 15% na queima de combustível e da emissão de 3.600 toneladas de CO2 por avião na atmosfera. Isso significa muita economia, já que o querosene de aviação responde por mais de 40% dos custos das companhias aéreas.
As estruturas nas pontas das asas, chamadas de sharklets, vão contribuir para essa economia. Os sharklets, aliás, dão algum charme ao A320neo. O que muda em relação à fuselagem é a utilização de materiais compostos, que ajuda na redução de peso. Além disso, os novos materiais diminuem a quantidade de partes, facilitando a manutenção das aeronaves.
Antes mesmo do primeiro voo, o A320neo já é sucesso de vendas. Até o momento, foram feitas 3.257 encomendas de 60 clientes diferentes. Entre eles, a TAM, com 22 aeronaves na conta. Na comparação, o concorrente Boeing 737 MAX, que voará pela primeira vez no segundo semestre de 2016, contabiliza 2.219 encomendas.
Depois do A320neo, para até 189 passageiros, serão produzidos a versão menor, o A319neo para 156 passageiros, e o modelo maior, o A321neo com 240 assentos.
Veja abaixo o vídeo do primeiro voo do Airbus A320neo.
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula