Tablet com cartas aeronáuticas e manuais, substituindo o papel. (FOTO: Divulgação / Lufthansa Systems)| Foto:

A companhia aérea britânica EasyJet eliminou o uso de cartas aeronáuticas e manuais em papel nas cabines dos aviões. Ou seja, as centenas de folhas de papel foram substituídas por um sistema de tablets, que contêm informações de procedimentos de subida, aproximação, de aeroportos e de rota. É o conceito dos chamados paperless cockpits, algo como ‘cabines de comando sem papel’.

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Mais do que simplesmente adotar o digital, a empresa vai economizar muito dinheiro. Além do gasto de comprar as cartas para todas as aeronaves da frota, vai consumir menos combustível. Sim, essa simples mudança é capaz de fazer uma grande diferença.

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A EasyJet não divulgou o quanto pretende economizar, mas tendo como base outras companhias aéreas que adotaram sistemas semelhantes, é bastante.

A norte-americana Delta Air Lines optou por um tablet da Microsoft que tem cartas aeronáuticas e manuais de operação. Foram mais de 11 aparelhos distribuídos para os pilotos. Pelas contas da empresa, a redução é de 38 quilos por avião. Isso significa uma economia de quase 1,2 milhão de litros por ano, ou seja, 13 milhões de dólares. E aposentar o papel por si só dará uma economia anual de aproximadamente 1 milhão de dólares.

Nos Estados Unidos, a United e a American Airlines também seguiram esse caminho. A JetBlue já começou a implantação usando iPads.

No Brasil, o papel ainda é a principal ferramenta para consulta de cartas aeronáuticas e manuais. Entretanto, no futuro breve, deveremos ter novidades. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) regulamentou em junho o uso de tablets nas cabines, permitindo a substituição de tudo quanto é papel. Foi a deixa para as companhias aéreas, sedentas por redução de custos.

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Abaixo, um vídeo institucional da Delta Air Lines explicando a substituição do papel por sistemas digitais.