O aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, foi o mais bem avaliado pelos passageiros no segundo trimestre de 2015, de acordo com pesquisa realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). O terminal paranaense recebeu nota média de 4,43 pontos (a escala vai de 1 a 5).
Esses estudos da SAC são importantes para determinar falhas de serviços e de estrutura para os passageiros, e serem resolvidos posteriormente pelos administradores. São fundamentais para a melhoria contínua dos terminais pelo Brasil, sejam eles administrados pela iniciativa privada ou pelo poder público.
Há uma outra pesquisa, porém, que poderia ser feita e que talvez seja ainda mais importante. É uma sugestão para a Secretaria de Aviação Civil. Uma pesquisa que ouvisse os pilotos a respeito da infraestrutura aeroportuária.
Nesse caso os critérios de avaliação não teriam itens como “disponibilidade de táxi”, “informação nas esteiras de restituição de bagagem” ou “cordialidade dos funcionários da imigração”. Os itens teriam mais a ver com a qualidade e dimensão das pistas de pouso e de taxiamento, o espaço disponível nos pátios, o tempo de espera para decolar ou pousar, a existência de sistemas de pousos por instrumentos, o grau de risco de colisão com fauna, entre outros.
Seriam itens que os passageiros não teriam como responder, mas que tem muito a ver com a qualidade do serviço prestado a eles. Afinal, a infraestrutura aeroportuária que está além do terminal, interfere de várias formas na vida do passageiro. Mais que isso, interfere na segurança das operações aeronáuticas e, consequentemente, na preservação da vida.
Desse ponto de vista, dos pilotos, é quase certeza dizer que o Afonso Pena não seria o aeroporto mais bem avaliado. As duas pistas são curtas (2.215 metros e 1.800 metros), o ILS Cat 3 não está em funcionamento na cabeceira 15, o ILS Cat 2 não funciona na cabeceira 33, não há pista de taxiamento que leve a aeronave até a cabeceira 15, não há saída rápida da pista para o pátio quando pousa-se pela cabeceira 15. Problemas que vêm de tempos e que escrevi em outro post a respeito.
Com a pesquisa dos passageiros e outra dos pilotos teríamos um indicativo mais real sobre os melhores aeroportos do Brasil, assim como seus principais gargalos. Já que a Secretaria de Aviação Civil tem o propósito de coordenar e supervisionar ações voltadas para o desenvolvimento estratégico do setor da aviação civil e da infraestrutura aeroportuária e aeronáutica no Brasil, seria importante um escopo maior para a análise.
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