O Airbus A350-900 da TAM, que foi pintado na semana passada, precisou de 1.200 litros de tinta para ganhar a identidade visual da empresa brasileira.
Foram necessários nove dias de pintura. Na fábrica da Airbus em Toulouse, na França, todos os A350 são pintados com a tecnologia chamada Base Coat – Clear Coat (BCCC), que utiliza pistola eletrostática e tintas com mais pigmentação. No fim, usa-se menos tinta (10% de redução) e deixa o avião aproximadamente 20 kg mais leve do que no processo tradicional.
Um detalhe específico do A350, de todas as companhias aéreas, é a pintura do para-brisa, entre os vidros. O preto acabou virando marca registrada desse modelo.
Esses 20 kg aparentemente não significam muita coisa. Mas além de diminuir o impacto ambiental, com menos emissão de dióxido de carbono na atmosfera, significa economia de combustível.
O A350 já voa por três companhias aéreas (Qatar Airways, Vietnam Airlines e Finnair). A TAM será a próxima, com a entrega da primeira unidade prevista para dezembro deste ano. Inicialmente, a partir de janeiro de 2016, a empresa usará a aeronave na rota entre Guarulhos e Manaus.
Abaixo, um vídeo do processo de pintura do A350.
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