Quarto com banheiro (com direito a chuveiro), escritório, sala de conferência, sala de jantar, assentos de primeira classe e poltronas de econômica. É nessa configuração que o Airbus ACJ330 Summit é montado e vendido para grandes empresas e governos nacionais.
É mais um escritório/casa nos ares do que propriamente um avião, afinal são 58 metros de extensão por 5,6 metros de largura. Tirando a cabine de piloto, tem cerca de 300 metros quadrados. Maior que muitas casas e apartamentos por aí.
Claro, é um luxo para poucos. Em geral grandes empresas que precisam transportar equipes sem perder a capacidade de tomar decisões onde quer que esteja. Ou também governos para transportar chefes de estado. É um filão pequeno, mas com muito dinheiro para investir.
A Airbus tem uma linha consolidada de aeronaves para servir a esse público, sempre com base nos modelos comerciais, de todos eles: A318, A319, A320, A321, A330, A340, A350 e A380. Tem do menor até o gigante. O Summit, anunciado na segunda-feira (20) é uma variação executiva do A330-200, que na configuração para passageiros pode transportar até 375 pessoas.
A diferença do Summit para a versão tradicional do ACJ330 é que tem mais capacidade para passageiros. Com as poltronas de primeira classe e de econômica, é possível aumentar o privilegiado grupo que tem a oportunidade de voar numa máquina dessas.
Ao todo, a Airbus vendeu 170 aviões, de todos os modelos, para clientes corporativos. Não é o foco principal da empresa, mas tudo o que pode ser customizado atrai muito dinheiro. E nesse mercado não dá para desperdiçar. Afinal de contas, a maior concorrente, a Boeing, também tem seus produtos executivos para vender.
Abaixo um vídeo apresentando as variações do A330, inclusive a corporativa, que começa no 1:50 e vai até o 2:10.
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