A Airbus confirmou nesta quarta-feira (7) que a TAM receberá o primeiro A350 em dezembro deste ano – o anúncio foi feito na entrega oficial do A350 para a Qatar Airways, companhia de lançamento do produto.
Assim, a empresa brasileira será a primeira do continente sul-americano a operar a aeronave da variação -900. No total, a companhia aérea, que faz parte do grupo LATAM, encomendou 27 unidades, que devem ser entregues até o final de 2019. A princípio, todas serão utilizadas pela brasileira (já com nova marca) e não pela LAN, que também é do grupo. A ideia da TAM é substituir os Airbus A330 pelos A350 nas rotas para os Estados Unidos e Europa.
Além da TAM, a Avianca e a Azul têm encomendas firmes de 10 e 5 aviões do modelo, respectivamente. O Airbus A350 colocará as três companhias brasileiras com o que há de melhor na aviação comercial de longa distância, com capacidade na faixa de 315 passageiros.
A aposta da fabricante europeia tem, por ora, dado um bom resultado comercial. Até agora foram 778 pedidos, das três variações (-800, -900, -1000), para 41 empresas.
O principal atrativo da aeronave, além de mais espaço interno na comparação com o Boeing 787, principal concorrente, são os custos mais baixos, especialmente em consumo de combustível e manutenção.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas