Em um período de menos de dois meses, Avianca, Azul e Latam entraram para o rol das companhias aéreas que contam com o Airbus A320neo em suas respectivas frotas.
Um passo que deixa o trio com o que há de mais moderno e avançado na categoria de aeronaves de corredor único. E todas à frente da Gol, que deve receber somente em 2018 os primeiros Boeing 737 MAX, o concorrente direto do avião europeu, que ainda está em fase de testes.
A Latam foi a primeira a incorporar o A320neo (30/8) e a única, por enquanto, a operar a aeronave regularmente. Na sequência vieram a Avianca (13/10) e Azul, que nesta quinta-feira (20) recebeu seu primeiro avião do modelo – estas duas ainda não colocaram o A320neo na malha de rotas.
A incorporação do A320neo colocará a Azul, aos poucos, em nível de igualdade em questão de capacidade frente aos concorrentes. Até agora, a aeronave de maior capacidade na frota era o Embraer E195, que transporta 118 passageiros. O avião da Airbus carrega 174.
>> Leia mais: Airbus ‘força’ Boeing a produzir sucessor do popular 757
“Esta aeronave, de maior capacidade operacional, permitirá à Azul ampliar ainda mais a oferta de assentos em rotas estratégicas”, disse o presidente da empresa, Antonoaldo Alves.
As três companhias brasileiras, juntas, têm 180 encomendas para aviões da família do A320neo, sendo boa parte do A321neo, versão mais longa e com maior capacidade:
> Avianca – 62 (não há distinção de modelo na encomenda)
> Azul – 63 (53 A320neo e 10 A321neo)
> Latam – 55 (36 A320neo e 19 A321neo)
Em operação
O primeiro voo regular do A320neo nas cores da Latam ocorreu em 19 de setembro. Em pouco mais de um mês de operação, as impressões da companhia sobre a aeronave são muito boas.
“Os pilotos da Latam avaliam a pilotagem do A320neo semelhante a do modelo atual do A320. Contudo, já observam que a aeronave é mais silenciosa, tanto na cabine de passageiros quanto no cockpit (cabine de comando)”, informou a empresa via assessoria de imprensa, a pedido da reportagem.
De acordo com a fabricante europeia, a redução de ruído dos motores pode chegar a 50%.
Outro aspecto já comemorado pela Latam é o consumo de combustível, mais baixo em relação aos aviões da geração anterior. “A redução no consumo de combustível também foi bastante relevante e notada pelos tripulantes, principalmente na etapa de voo em cruzeiro”, comunicou a companhia.
Segundo a Latam, a economia de combustível varia entre 15% e 19% nos voos com duração de 1h30 a 3 horas – comparando com os atuais A320. São cerca de 1 mil kg a menos de querosene de aviação. Levando-se em conta que esse é o principal gasto das empresas aéreas, é um ponto fundamental.
Esse melhor desempenho é devido tanto aos sharklets (estruturas aerodinâmicas) na ponta das asas e aos novos motores.
Motores
Para chegar a esses números, porém, a Airbus precisou virar um jogo que estava difícil de vencer. A fabricante teve problemas significativos durante o período de testes, não entregando o prometido na totalidade, principalmente as aeronaves equipadas com motores Pratt & Whitney, caso da Latam.
Esses obstáculos, aliás, exigiram atualizações de software e de sistemas e atrasaram a entrega dos primeiros exemplares. A Qatar Airways, que seria a cliente de lançamento, se recusou a receber o avião enquanto todos os problemas não forem resolvidos, chegando a cancelar alguns pedidos e ameaçar comprar aeronaves da concorrente Boeing.
Como a Latam recebeu a aeronave no final de agosto, os avanços são significativos. “O motor do primeiro A320neo da Latam foi instalado pela fabricante já com as soluções para esses problemas. Desta forma, o tempo gasto para ignição do A320neo da companhia já é consideravelmente menor do que o verificado nos primeiros motores [do modelo] PW1000”, confirmou a empresa.
A Azul, da mesma forma, já está com a aeronave com essas mesmas atualização. No caso da Avianca, não houve esse problema. Isso porque a empresa optou pelo A320neo equipado com motores LEAP-1A da CFM International.
Com “puxadinhos” no Orçamento, governo Lula legaliza fracasso do arcabouço fiscal
Alexandre de Moraes procurou presidente do Banco Central para pedir pelo Banco Master
Campanha da Havaianas com Fernanda Torres leva chinelada de políticos e consumidores de direita
Próximo alvo? As semelhanças e diferenças nas ofensivas de Trump contra Maduro e Petro