Projeção virtual do Boeing 737 MAX 8 com as cores da Gol (Foto: Divulgação / Boeing)| Foto:

São necessários vários anos entre a idealização de um avião até o seu primeiro voo. Muitas etapas precisam ser vencidas: o projeto em si, os testes de estrutura, a produção das peças, a montagem, os voos de testes, os ajustes, as certificações… É um longo caminho. No meio dessa caminhada está o Boeing 737 MAX, versão baseada na família Boeing 737, o maior sucesso de vendas da aviação comercial mundial.

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Nesta semana, a empresa norte-americana iniciou a fabricação de uma parte importantíssima do avião. Os stringers, ou longerons, são estruturas que percorrem o comprimento da fuselagem para dar estabilidade e força ao corpo da aeronave. Na imagem ao lado, até dá a impressão de parecer algo irrelevante perto da dimensão total. Mas não é.

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Após essa etapa concluída, os stringers serão levados para outra instalação da Boeing para serem incorporados à fuselagem do avião. De lá, já em peças maiores, partem para Renton, onde está a linha de montagem do Boeing 737 MAX.

A previsão é de que a primeira aeronave esteja totalmente montada em 2015 e que o primeiro voo seja realizado em 2016. Com base nesse calendário, o primeiro avião seria entregue em 2017.

O Boeing 737 MAX foi lançado oficialmente em 2011 e concorre diretamente com o A320neo. Tem três variantes: MAX 7, MAX 8 e MAX 9, que substituirão 737-700, 737-800 e 737-900, respectivamente. Como a fabricante norte-americana demorou para lançar o projeto, acabou vendo a concorrente sair na frente. Tanto que o A320neo já está voando e será entregue para as companhias aéreas a partir de 2015.

Até agora, foram feitos 2.219 pedidos firmes pelos Boeing 737 MAX. Entre as empresas brasileiras, a Gol anunciou a encomenda de 60 unidades do modelo MAX 8. A TAM e a Avianca usam modelos da Airbus, assim como a Azul deve fazer no futuro breve.

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