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Phenom 300, jato da Embraer (FOTO: Divulgação)
Phenom 300, jato da Embraer (FOTO: Divulgação)| Foto:

A frota brasileira de aviação geral, que engloba aviões particulares e aviação executiva, segue em crescimento. Dados da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag) mostraram um avanço de 4,9% em 2013, com a aquisição de 756 aeronaves, sendo 283 novas e 473 usadas.

Esse aumento foi mais discreto que nos anos anteriores. Em 2012 havia sido de 6,7% e em 2011 de 6,4%. Mesmo assim, a curva segue para cima e mantém o Brasil com a segunda maior frota do setor no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Ao todo, são 14.648, sendo 5% de jatos, ante 209.034 na comparação.

Nosso país é extremamente dependente da aviação geral. As companhias aéreas atingem, em média, 130 aeroportos. Muito pouco perto das mais de 4 mil pistas de pouso homologadas. É nesse “outro mundo” que os aviões de pequeno porte exercem um papel fundamental para a integração do país.

A aviação geral, apesar de estar longe da maioria da população e mesmo dos usuários do transporte aéreo, é um mercado que movimenta muito dinheiro. Só as entregas de aviões que foram feitas no primeiro semestre de 2014 representaram 10,9 bilhões de dólares em negócios no mundo todo.

Nesse período, foram entregues 1.110 aviões, um aumento de 4,3% em relação ao mesmo intervalo no ano anterior. Os dados são da Associação dos Fabricantes da Aviação Geral (Gama).

As informações da entidade ainda mostram a consolidação da retomada do setor após a crise econômica de 2008, que abalou sensivelmente a indústria aeronáutica. É provável que 2014 supere 2013 em número de aeronaves entregues (2.356 unidades). Mesmo assim, ainda longe das 4.276 entregues em 2007, o grande ano da aviação executiva no mundo. (veja gráfico abaixo).

Gráfico com número de entregas de aviões executivos

Número de entregas de aeronaves da aviação geral no mundo (Fonte: Associação dos Fabricantes da Aviação Geral)

Pegando o gancho do assunto deste post, começa nesta terça-feira (12) a Labace 2014, a principal feira da aviação executiva da América Latina. A meta de negócios é igualar o 1,66 bilhão de dólares da edição de 2013. No total, serão 65 aeronaves em exposição. A expectativa da organização é reunir 14 mil visitantes no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Certeza de muita grana rolando.

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