No último dia 29 de janeiro, o Boeing 737 MAX 8 fez seu voo inaugural. Em 9 de fevereiro foi a vez do Airbus A321neo. Eles abriram o caminho para outros aviões comerciais estrearem em 2016. São quatro grandes novidades que tomarão os céus pela primeira vez neste ano.
Além de aeronaves totalmente novas, como o Embraer E190-E2, Comac C919 e Irkut MC-21-300, há outra variante de modelo já em operação. É o caso do Airbus A350-1000.
Veja abaixo quando e quais aviões comerciais voarão em 2016.
Airbus A350-1000
Após iniciar a entrega dos A350-900 em 2015, a Airbus planeja para o segundo semestre o voo do primeiro A350-1000 – a montagem final começou neste mês. O avião é o mais longo da família A350, com capacidade média de 366 passageiros, podendo chegar a 440. Até agora foram 181 encomendas firmes.
Comac C919
O avião chinês para competir com o Boeing 737 MAX e o Airbus A320neo foi apresentado em novembro de 2015 e a expectativa é que o primeiro voo ocorra ainda em 2016. Isso se os constantes atrasos no projeto não se concretizarem. Com capacidade para até 174 passageiros, o C919 registra 517 encomendas firmes, praticamente todas de empresas da China.
Embraer E190-E2
A apresentação do primeiro E190-E2 será no dia 25 de fevereiro e o voo inaugural deve ocorrer somente no segundo semestre de 2016. O E190-E2 faz parte da nova geração de E-Jets das Embraer, que tem alterações importantes no uso de materiais, asas, cabine de comando (cockpit) e motores. O avião tem capacidade para 106 passageiros e já tem 85 encomendas firmes.
Irkut MC-21-300
A versão russa do Boeing 737 MAX e do A320neo também sofreu vários atrasos, mas deve voar em 2016. O primeiro protótipo da variante -300 está em montagem e terá capacidade para até 211 passageiros. Até agora foram 257 encomendas firmes, a maioria de empresas da Rússia.
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