Setenta e quatro voos da American Airlines sofreram atrasos nesta semana devido a falhas em um aplicativo nos iPads dos pilotos. Um problema aparentemente inofensivo, não fosse o fato de que nesses dispositivos estão concentradas todas as cartas aeronáuticas, dados de navegação e manuais das aeronaves.
Com a falha no aplicativo fornecido pela Jeppesen, as tripulações precisaram retornar às bases em terra para se conectar a redes wifi e desinstalar, instalar e atualizar o programa. Esse tempo perdido acarretou nos atrasos.
A Jeppesen tentou se defender. “Essa é a primeira vez que tivemos esse problema”, disse a empresa em nota. “Estamos analisando a causa do problema para garantirmos que isso não aconteça novamente”, completou.
Desde 2013, a American Airlines tem substituído as cartas aeronáuticas e manuais em papel por modelos digitais em iPads. Segundo a empresa, a estimativa é que seja economizado 1,2 milhão de dólares por ano com gastos em combustível. Por ser mais leve, o tablet ajuda nessa conta. Ao todo, são 8 mil iPads em uso pelas tripulações da companhia.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas