A famosa aproximação visual para o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que obriga os aviões a sobrevoarem alguns bairros da cidade e fazerem a curva final próximo do Pão de Açúcar, está com os dias contados.
A mudança foi coordenada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) para reduzir o ruído gerado pelas aeronaves sobre áreas habitadas e de preservação ambiental. O grupo de trabalho envolveu diversos órgãos e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) definiu a nova rota.
A aproximação agora será feita pelo sul, sobre o mar e não mais sobre a cidade. Na aproximação final para a cabeceira 02R, os aviões continuarão voando próximos ao Pão de Açúcar, porém, do outro lado.
A alteração será gradual. O novo procedimento está em teste desde o último dia 7 de janeiro, entre 6h e 7h, impactando quatro voos no horário. No total, em 2016, serão 1.460 aproximações com menos ruído. Somente depois da adaptação das companhias aéreas que o procedimento será estendido aos demais horários.
Apesar do ganho no aspecto de poluição sonora, a alteração da rota vai aumentar a distância voada pelas aeronaves. E, consequentemente, o consumo de combustível e a emissão de gases relacionados ao efeito estufa.
No mapa abaixo, em amarelo, a nova aproximação. Em azul, a atual.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada
Deixe sua opinião