A famosa aproximação visual para o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que obriga os aviões a sobrevoarem alguns bairros da cidade e fazerem a curva final próximo do Pão de Açúcar, está com os dias contados.
A mudança foi coordenada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) para reduzir o ruído gerado pelas aeronaves sobre áreas habitadas e de preservação ambiental. O grupo de trabalho envolveu diversos órgãos e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) definiu a nova rota.
A aproximação agora será feita pelo sul, sobre o mar e não mais sobre a cidade. Na aproximação final para a cabeceira 02R, os aviões continuarão voando próximos ao Pão de Açúcar, porém, do outro lado.
A alteração será gradual. O novo procedimento está em teste desde o último dia 7 de janeiro, entre 6h e 7h, impactando quatro voos no horário. No total, em 2016, serão 1.460 aproximações com menos ruído. Somente depois da adaptação das companhias aéreas que o procedimento será estendido aos demais horários.
Apesar do ganho no aspecto de poluição sonora, a alteração da rota vai aumentar a distância voada pelas aeronaves. E, consequentemente, o consumo de combustível e a emissão de gases relacionados ao efeito estufa.
No mapa abaixo, em amarelo, a nova aproximação. Em azul, a atual.
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