A empresa britânica de inovação Centre for Process Innovation (CPI) está desenvolvendo uma tecnologia para produzir avião sem janela. Calma, calma. Não será uma caixa fechada, sem nenhum contato com o mundo externo. A ideia é ampliar o que há do lado de fora por meio de uma super janela panorâmica, com visão, inclusive, da parte de cima da aeronave.
Tecnicamente, não se trata de uma grande janela, mas de uma projeção. Isso porque são telas super finas de LED, de alta definição e flexíveis, integradas à fuselagem, que mostram o que há do lado de fora. As imagens do exterior são captadas por várias câmeras instaladas do lado de fora do avião.
Mas e se eu quiser fechar a janela, o que faço? A CPI garante que pensou nisso. Além de uma “janela”, as telas são painéis em que os passageiros podem tocar e receber informações do voo, como um sistema de entretenimento a bordo. Além disso, ali podem controlar a intensidade da iluminação. Ou seja, se quiser fechar a janela, é só diminuir a intensidade da tela e está tudo resolvido.
Além da visão panorâmica, a janela 360º ajudaria também na redução no consumo de combustível. Isso porque o peso da aeronave seria menor com menos camadas na fuselagem. Como consequência, também emitiria menos CO2 na atmosfera.
E o exterior do avião, como ficaria? Só com as janelas nas saídas de emergência. Uma visão bem diferente, aliás. Veja abaixo:
Por enquanto essa tecnologia está em estudo e a CPI prevê que estará disponível para uso comercial em 10 anos. Resta saber se os fabricantes de avião e as companhias aéreas estariam dispostas a contar com essa inovação. Mais que isso, se os passageiros gostariam de abandonar a janela por algo que deixará bem nítida a sensação de que está voando bem, mais bem longe do chão.
Abaixo segue um vídeo de apresentação da CPI sobre o avião sem janela.