Enquanto as companhias aéreas nos Estados Unidos estão retirando jatos regionais da faixa de 50 assentos de suas frotas, o mercado asiático tem se consolidado como um destino para esses aviões.
Países como China, Coreia do Sul e Rússia têm apostado nessas aeronaves em um cenário de crescimento da aviação regional, especialmente em mercados ainda em maturação e com demanda não alta suficiente para aviões com maior capacidade.
Em 2015, a redução de aviões como o Embraer ERJ-145 e Bombardier CRJ200 nas frotas das aéreas norte-americanas foi da ordem de 25% a 30%. Ao se desfazerem dessas aeronaves, empresas de leasing aproveitam para oferecer o produto a outros operadores.
Mesmo com uma idade média já avançada, as aeronaves são atraentes para novas companhias aéreas da Ásia. Com o preço do combustível caindo, esses jatos apresentam um custo operacional interessante para início de operações.
A Korea Express Air, uma empresa de táxi aéreo da Coreia do Sul, recebeu o primeiro Embraer ERJ-145 nesta semana para iniciar voos regulares na região de Yangyang. O avião foi adquirido via leasing da ECC Leasing Company Limited, que pertence à fabricante brasileira.
Um exemplo claro desse movimento no mercado. A aeronave da Korea Air Express foi fabricada em 1998 e voou pela Rio Sul e Aeroméxico Connect. Em 2014, voltou para a ECC, que então a repassou para a companhia sul-coreana.
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