A confirmação de que a peça (flaperon) encontrada na Ilha de Reunião é mesmo do Boeing 777 da Malaysia Airlines que fazia o voo MH370, que desapareceu em março de 2014, é uma pista para que o corpo da aeronave possa, enfim, ser encontrado. Mas isso não significa que será.
Por enquanto, o único avanço é que agora se tem a certeza que o avião caiu mesmo no Oceano Índico. O local exato, porém, ainda é um mistério.
Agora novas equipes entrarão em cena. Biólogos marinhos vão analisar espécies presentes no flaperon para tentar reduzir a área de busca. Meteorologistas e oceanólogos vão tentar recriar as correntes marinhas e do vento para determinar de onde os destroços começaram a flutuar em direção à Ilha de Reunião. O The New York Times fez uma simulação interessante a respeito.
Uma análise de todos esses aspectos não será feita do dia para noite. Vai mais um tempo ainda. E mesmo que se chegue a uma nova área para buscas, não há garantia de que o avião e suas respectivas caixas-pretas serão encontradas. As atuais buscas já varreram uma área gigantesca no Oceano Índico e não houve qualquer sinal do avião.
No fim das contas, não se sabe muito mais quanto se sabia há 10 dias atrás. Mas que esse novo achado seja o que vai acabar com o mistério.