Mecânico trabalha na montagem da asa do Boeing 737 MAX (Foto: Divulgação / Boeing)| Foto:
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O primeiro Boeing 737 MAX entrou na linha de montagem em Renton, nos Estados Unidos. Partes da asa começaram a ser instaladas e devem ser conectadas à fuselagem até o fim do ano, de acordo com a fabricante.

Nesse primeiro momento, os mecânicos da Boeing trabalham na parte exterior e nas longarinas de reforço (stringers, a estrutura da asa). Aos poucos, cada parte será conectada para formar de fato a asa. A expectativa da fabricante é que a aeronave levante voo em 2016 para ter a primeira unidade entregue no final de 2017.

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“Atingir esse momento dentro do cronograma é a prova de sucesso do 737 e das equipes integradas de design e fabricação”, comemorou o vice-presidente e gerente geral do projeto 737 MAX, Keith Leverkuhn.

O Boeing 737 MAX foi lançado oficialmente em 2011 e concorre diretamente com o Airbus A320neo. Tem três variantes: MAX 7, MAX 8 e MAX 9, que substituirão 737-700, 737-800 e 737-900, respectivamente. O concorrente já está na frente e em breve terá as primeiras unidades entregues aos clientes.

Até agora, foram feitos 2.724 pedidos firmes pelos Boeing 737 MAX, por 57 clientes. Entre as empresas brasileiras, a Gol anunciou a encomenda de 60 unidades do modelo MAX 8. A TAM, a Avianca e a Azul optaram pelo Airbus A320neo.