É muito difícil que a aviação regional se desenvolva no Brasil sem incentivos financeiros do poder público. Sempre que houve uma expansão no número de aeroportos servidos por voos regulares no país, a receita foi essa.
E foi exatamente dessa maneira que a Azul decidiu iniciar voos regulares de Campinas para o aeroporto Sant’Ana, em Ponta Grossa, cidade a 114 km de Curitiba.
Um acordo assinado com o governo do Paraná na última quinta-feira (30) vai reduzir a alíquota de ICMS sobre o querosene de aviação (QAV) comprado pela companhia no estado. De 18% cairá para 16%, em todos os aeroportos paranaenses onde a empresa opera.
A porcentagem pode diminuir ainda mais, caso a Azul amplie destinos no Paraná – Umuarama, Guarapuava e Pato Branco podem ser os próximos. A cada cidade nova na malha da empresa, caem 2% da alíquota do ICMS, com o mínimo fixado a 8%.
Governador do Paraná, Beto Richa, assinou acordo com a Azul para voos regulares em Ponta Grossa (Foto: Pedro Ribas/ANPr)
“O acordo para redução da alíquota do ICMS foi decisivo para mais essa expansão no estado”, confirmou a diretora de Assuntos Institucionais da Azul, Patrizia Xavier.
O ganho da Azul não está necessariamente nos novos passageiros de Ponta Grossa, mas na redução das despesas com combustível, o principal vilão dos custos operacionais das companhias aéreas brasileiras. A operação, mesmo que deficitária no aeroporto Sant’Ana, pode ser reposta com a economia na bomba do QAV.
A companhia deve solicitar nas próximas semanas a autorização para os voos à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a expectativa é que os cinco voos semanais – de segunda a sexta – entre Campinas e Ponta Grossa sejam iniciados entre 60 e 90 dias. Os voos serão realizados com a aeronave ATR-72-600, com capacidade para 70 passageiros.
Concorrência
O acordo vale exclusivamente para a Azul e as outras companhias aéreas que operam no Paraná continuam encarando os 18% de ICMS sobre o querosene de aviação. E mesmo com o precedente aberto, Avianca, Gol e Latam não demonstram que devem ampliar bases no estado para receber os mesmos incentivos – a Passaredo não se pronunciou.
Investimentos
Foram investidos quase R$ 14 milhões na reforma do aeroporto Sant’Ana para que pudesse receber voos regulares. Os recursos provenientes dos governos municipal, estadual e federal foram destinados para a adequação do terminal de passageiros, instalação do balizamento noturno, estruturação da Seção Contra Incêndios, além da aquisição de equipamentos para a operação aeroportuária.
Em nota, a Latam informou que “está em contato permanente com as autoridades e não confirma nenhum lançamento para o mercado do Paraná”. A Gol, via assessoria de imprensa, disse que mantém um canal aberto com o governo do Paraná e que não tem novidades sobre novos destinos. Já a Avianca comunicou que “defende e apoia medidas que estimulem a aviação regional, pois esse segmento desempenha grande importância para o desenvolvimento do país.”
Hoje, a Avianca só opera em Curitiba. A Azul voa para Cascavel, Curitiba, Foz, Londrina e Maringá. A Gol tem voos em Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá. A Latam voa para Curitiba, Foz e Londrina. A Passaredo opera em Cascavel.
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