O ano de 2015 caminha para ser o mais seguro da história da aviação comercial no mundo, com base no número de acidentes fatais. Até julho, foram contabilizadas duas ocorrências desse tipo.
Esses primeiros sete meses de 2015 já são o mais positivo da história. Em nenhum outro ano houve tão poucos registros nesse período. Em 2014, por exemplo, foram cinco acidentes fatais – o ano fechou com sete, o mais positivo de todos.
Ainda restam cinco meses para o fim do ano e, claro, é impossível prever se haverá outros acidentes. As estatísticas e o nível de segurança que atingiu o segmento da aviação comercial, porém, demonstram que é bem possível que 2015 seja sim o mais seguro de todos.
Isso não significa que erros e falhas não acontecerão. Infelizmente continuarão ocorrendo, porque há sempre algum detalhe, algum procedimento, algum processo de trabalho, que é falho ou ignorado. O que órgãos reguladores e fiscalizadores, entidade de investigação de acidentes aéreos, companhias aéreos e escolas de aviação precisam fazer é sempre trabalhar para minimizar o risco de um acidente. Assim chegaremos a um nível muito perto de zero acidente.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas