Profissionais do BEA (Bureau d’Enquêtes et d’Analyses, em francês), órgão que investiga a queda do Airbus A320 da Germanwings nos Alpes franceses, em 24 de março, vão conduzir um voo com um avião do mesmo modelo para tentar recriar a sequência de sons captados pela caixa-preta de voz (Cockpit Voice Recorder, CVR) na cabine de comando.
A intenção dos investigadores é ter certeza dos últimos comandos dados pelo copiloto do avião, que teria derrubado o Airbus de forma deliberada. Alguns desses comandos não são captados pela caixa-preta de dados e os sons podem determinar que sistemas e dispositivos foram acionados e a qual momento.
Para recriar o mesmo ambiente, a aeronave voará nas mesmas altitudes e velocidades que o A320 da Germanwings. A expectativa é que o voo seja realizado em maio, mas ainda não foram definidas a rota ou o avião que serão utilizados.
O ministro dos transportes da Alemanha, Alexander Dobrindt, disse que as investigações já comprovam que o copiloto tinha o comando do avião durante a queda. “Os dados da FDR (caixa-preta de dados) mostram que o copiloto não apenas alterou as configurações de altitude e velocidade do piloto automático várias vezes, como usou ativamente o side stick [dispostivo de comando] durante esse período”, explicou depois de uma reunião com o comitê que investiga o acidente.
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