Você é daqueles que ao olhar um avião com hélices sente vários tipos de medo? O som lhe assusta? As hélices girando não passam confiança? E tudo isso piora quando você precisa viajar em um deles? Pois bem. Não há motivo algum para preocupação. Nenhum mesmo.
Primeiro é preciso restringir o alvo. Estamos falando aqui de aviões turboélices, daqueles que voam por algumas companhias aéreas brasileiras, como a Azul e a Passaredo, por exemplo, principalmente entre aeroportos do interior. Ou seja, coisa parruda, robusta.
A pergunta que fica é: por que ainda se voa em aviões com hélices se existe o jato? A resposta pode surpreender muita gente. As aeronaves turboélices têm motores movidos à reação, ou seja, jato. A diferença é que nos turboélices as hélices estão do lado de fora. Elas são tão modernas quanto os jatos propriamente dito.
E na comparação, os turboélices são muito mais eficientes para alguns tipos de operações. Eles precisam de pistas mais curtas para decolar e pousar, consomem menos combustível, portanto, são mais econômicos.
Não há aviões mais adequados para voar pelo interior do Brasil do que os turboélices. A infraestrutura aeroportuária não é das melhores e esses aviões conseguem operar muito bem em condições adversas.
No Brasil, cinco companhias aéreas têm aviões turboélices em suas frotas. Ao todo são 77 aeronaves desse tipo. A Azul é a empresa com mais unidades, com ATR-42-500 (que estão sendo substituídos), ATR-72-500 e ATR-72-600. A Passaredo usa os ATR-72-500 e ATR-72-600. A MAP conta com ATR-42-300 e ATR-72-200. A Total voa com ATR-42-500.
A única que “foge” dos ATR é a Sete Linhas Aéreas, com os Cessna 208B Caravan (monomotor) e Embraer EMB-120.
Se a aparência dos aviões turboélices não soa muito moderna ou não passa confiança, é só impressão. A tecnologia empregada é de primeira, o conforto da mesma forma. E tudo isso significa segurança.
Veja abaixo a frota de aviões turboélices das companhias áereas brasileiras:
Azul
2 ATR-42-500
9 ATR-72-500
39 ATR-72-600
MAP
2 ATR-42-300
3 ATR-72-200
Passaredo
4 ATR-72-600
6 ATR-72-500
Sete Linhas Aéreas
5 Cessna 208B Caravan
3 Embraer EMB-120 Brasília
Total
4 ATR-42-500
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião