Atualizado em 27/1/2016
Tudo no mundo da aviação tem custos, geralmente altos, muito altos. No mercado das companhias aéreas, ainda mais. A começar pelo preço de um avião, independente do tamanho, capacidade e tecnologia. Tudo muito caro.
Quando você viaja, por exemplo, de Curitiba para São Paulo, seja em um Boeing 737-800 da Gol ou em um Airbus A320 da TAM, você voa em uma máquina de quase US$ 100 milhões.
Se a viagem é mais longa, digamos, entre Guarulhos e Frankfurt pela TAM, a aeronave custa bem mais. Um Boeing 777-300 como os que a TAM usa nas rotas para a Europa passam dos US$ 339,6 milhões.
Hoje, o avião mais caro à venda para o mercado comercial é o Airbus A380. Para levar um desses, paga-se a bagatela de US$ 432,6 milhões.
Claro, esses preços são apenas uma média, já que variam de acordo com as necessidades de cada operadora. Tipos de motores, performance, capacidade de combustível, customização do interior e assim por diante. Sem contar as negociações com os fabricantes.
São por esses altos custos que muitas companhias aéreas optam por ‘alugar’ aviões por meio de contratos de leasing. Ou seja, uma empresa especializada compra as aeronaves e as repassa para as operadoras por um determinado período. Há gigantes nesse setor, como o Air Lease Corp e a ILFC.
Veja abaixo quanto custam as aeronaves da Airbus e da Boeing, em 27/1/2016.
Airbus
Família A320
A318 – US$ 75,1 milhões
A319 – US$ 89,6 milhões
A320 – US$ 98,0 milhões
A321 – US$ 114,9 milhões
A319neo – US$ 98,5 milhões
A320neo – US$ 107,3 milhões
A321neo – US$ 125,7 milhões
Família A330
A330-200 – US$ 231,5 milhões
A330-800neo – US$ 252,3 milhões
A330-200F – US$ 234,7 milhões
A330-300 – US$ 256,4 milhões
A330-900neo – US$ 287,7 milhões
Família A350
A350-800 – US$ 272,4 milhões
A350-900 – US$ 308,1 milhões
A350-1000 – US$ 355,7 milhões
Família A380
A380 – US$ 432,6 milhões
Boeing
Família 737
737-700 – US$ 80,6 milhões
737-800 – US$ 96 milhões
737-900ER – US$ 101,9 milhões
737 MAX 7 – US$ 90,2 milhões
737 MAX 8 – US$ 110 milhões
737 MAX 200 – US$ 112,9 milhões
737 MAX 9 – US$ 116,6 milhões
Família 747
747-8 – US$ 378,5 milhões
747-8 Freighter – US$ 379,1 milhões
Família 767
767-300ER – US$ 197,1 milhões
767-300 Freighter – US$ 199,3 milhões
Família 777
777-200ER – US$ 277,3 milhões
777-200LR – US$ 313,8 milhões
777-300ER – US$ 339,6 milhões
777 Freighter – US$ 318,7 milhões
777-8X – US$ 371 milhões
777-9X – US$ 400 milhões
Família 787
787-8 – US$ 224,6 milhões
787-9 – US$ 264,6 milhões
787-10 – US$ 306,1 milhões
Deixe sua opinião