Desde o início desta semana, a internet está incomodada com o desaparecimento do estudante de psicologia Bruno Borges, de 24 anos, de Rio Branco (AC) que ganhou o título de “Menino do Acre” nas redes sociais. Em entrevista ao G1, os pais do garoto o viram pela última vez durante o almoço com a família, na segunda-feira (27/3). No quarto de Bruno, foram encontrados uma estátua do filósofo Giordano Bruno (1548-1600) e 14 livros criptografados, com códigos especiais, escritos à mão.
Para aquecer ainda mais a história, um vídeo mostrando o quarto em detalhes viralizou na web mostrando os escritos, as paredes criptografadas e a peça de Giordano, avaliada em R$ 7 mil; confira:
Uma das páginas dos livros criptografados também foi disponibilizado na web. Hackers do site “Decifre o Livro” reconheceram os dados e produziram uma “tradução” do material, seguindo a ideia do teclado diferenciado; veja a foto e a mensagem deixada por Bruno:
Veja a transcrição:
“Caminho difícil
Por milhares de anos o ser humano vem tentando encontrar respostas para perguntas como ‘qual o sentido da vida’? A filosofia que, ao que tudo indica, parece ter se iniciado com Tales de Mileto em meados de 700 a.C. visa encontrar vestígios de perguntas sem respostas. A pesquisa profunda pela verdade absoluta advém da filosofia, e quando falamos a respeito de caminhos fáceis ou difíceis estamos nos referindo a esse tipo de teorema.
É fácil aceitar o que desde criança te ensinaram que é errado. Difícil é, quando adulto, entender que te ensinaram errado o que desde criança você suspeitou que fosse correto. Em outras palavras, se você se enquadra em algum cujos estímulos do meio lhe determinaram certo comportamento, fazendo com que estivesse à mercê de crenças já providas e bem estabelecidas em dogmas e rituais, com uma massa concentrada de pessoas nela; ou permitindo-o ficar no conformismo, aceitando o conceito de felicidade e de sentido da vida embutido pela mídia e pela sociedade, então claramente você faz parte do caminho fácil para a busca da verdade absoluta.
Acaso se enquadre na segunda opção, ou seja, aquele que suspeitava de todo conjunto de crenças que lhe foi enraizado, então este tem tudo para ser um investigador da veracidade nas coisas ao seu redor, entrando em um caminho mais complicado, no qual uma minoria se arrisca ou enfrenta com bravura.”
A família de Bruno, em entrevista ao G1, diz que acredita que o “exílio” do jovem faça parte de seus planos filosóficos, mas que teme por algum problema em sua vida. “Como mãe, tenho medo dele estar no tempo ou sem comer. Como psicóloga, sei que se a pessoa ficar muito tempo sem se alimentar pode entrar em um surto. Estou preocupada, mas nessas horas o que pode alentar é joelho no chão e Deus. Existe tanta oração por ele, que o vejo coberto de luz divina”, disse Denise, em entrevista ao portal de notícias da Globo.
Toda essa história tem causado fervor nas redes sociais, que já bolaram milhares de teorias da conspiração; veja alguns dos melhores comentários e dos memes gerados pela situação:
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais