Na semana passada, sites de reputação duvidosa como Saúde e Vida e Família compartilharam uma notícia suspeita: o juiz Sérgio Moro teria sofrido um atentado de morte e acionado alerta em comando do exército. A notícia falsa foi compartilhada nas redes sociais desde o dia 3 de janeiro e soma quase 150 mil visitas.
A página que divulga a informação diz que “E mais, além destes assuntos chamados abstratos que mexem com as pessoas, o quesito político é ainda mais preocupante, Sérgio moro reforça sua segurança pessoal e preocupa petistas, prisão de Lula está próxima”. Ou seja, totalmente desconexo.
Segundo informações apuradas pela Veja, Moro chegou a solicitar escolta após ser ameaçado na internet em março de 2016, mas não a ponto de acionar o Exército.
A imagem utilizada na publicação é de uma notícia do jornal Extra de um ataque a tiros executado em setembro de 2016 contra André Luís de Oliveira Cristino, o Andrezinho (PRP), candidato a prefeito da cidade de Japeri, na Baixada Fluminense. Portanto, fora do contexto.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”