Cerca de 15 dias atrás, a plateia do Teatro Guaíra em Curitiba estava praticamente lotada. Não era nenhum cantor pop ou show de stand-up que fazia o público delirar: desta vez, os gritos empolgados vinham de milhares de fãs de AuthenticGames, um dos youtubers com o maior número de seguidores no Brasil. Especialista em Minecraft, Authentic está investindo em encontros com os fãs por todo o Brasil e divide sua agenda corrida com a produção diária de 3 vídeos.
Em entrevista ao Bad, Bad Server por e-mail, Authentic, ou melhor, Marco Túlio Vieira, 20, garante que a busca por inovação é constante. “Fico antenado a tudo que acontece a minha volta, no noticiário ou na web. Eu procuro sempre me distrair com amigos e família, quando fujo da presença do computador. Sei que se não me desligar de vez em quando, acabo pirando”, revela o youtuber, que possui 9 milhões de inscritos no YouTube.
Na caminhada como vlogger desde 2011, inspirado em Monark (do canal RandonsPlay), Marco levou um ano para “crescer de fato”. “A maior dificuldade no começo era produzir bons vídeos, já que tinha poucos recursos”, confessa. No início, os gameplays de Minecraft dominavam – que agora estão ganhando companhia de vídeos sobre o Roblox. “E gosto muito de Counter Strike”.
E como fez para ter ido tão longe? Ser você mesmo e gostar do que faz são dicas de ouro dele. “Existem muitos canais de Minecraft, mas o jeito com que a pessoa fala ou se comunica com o público acaba atraindo ainda mais a atenção. Independente do estilo e do tema que você for dar ao seu canal, faça porque gosta! Inscritos e views serão consequência”, pontua.
Sucesso e o que vem por aí
A estrutura da turnê pelo Brasil é digna de show musical. São 70 metros de telões, apresentação de bonecos de espuma com 2,5 metros do próprio Authentic e da Lídia, a namorada perfeita que o segue no canal. Tudo isso com direito a autógrafos aos seguidores na saída. “Já recebi milhares de demonstrações de carinho, que não poderia destacar apenas uma, todas para mim foram muito especiais”.
Com tantos projetos, Authentic não consegue pensar no futuro e nem nos próximos cinco anos, por exemplo. “Espero estar muito bem, gravando vídeos, colocando em prática novos projetos e idealizando sempre novidades tanto para o meu canal como para ações fora dele”.
Uma dessas atividades no “mundo off-line” parece estar dando resultado: Marco abriu, no fim de 2016, uma escola de programação e produção de games, em Belo Horizonte (MG). Tem até curso de Youtuber. “Eu participo dando aulas especiais e sempre que posso compareço na entrega dos certificados”, detalha. Com tanta disposição, a hegemonia no Youtube parece estar cada vez mais próximas.