| Foto:

O renascimento das cervejas nos Estado Unidos é um baita exemplo. E, sem dúvida, uma inspiração para o meio cervejeiro nacional. Após a Lei Seca, na década de 30, o país reconstruiu a cultura e a indústria de cervejas americanas, calcado em valores próprios, no jeito deles, constituindo uma nova escola cervejeira atualmente. A bebida virou motivo de orgulho nacional por lá assim como, creio, será por aqui.

CARREGANDO :)

Sendo assim, resolvi homenagear a data de hoje, 4 de julho, Independência dos EUA, fazendo esse post com sete cervejas americanas que gosto. Não há uma ordem para dizer qual é a melhor, nem mesmo um julgamento de valor para dizer que essas seriam melhores que outras. É, sim, uma lista pelo meu gosto pessoal e vivência.

E antes que se pense besteira, não, não defendo uma colonização de sabores – ou cultural – deles sobre nós. Sim, valorizo muito as cervejas brasileiras e nosso movimento – aliás, quem me acompanha sabe que é sobre o que mais escrevo aqui no Bar do Celso. E, sim, adoro outras escolas cervejeiras.

Publicidade

Dito isso, vamos lá:

Brooklyn Lager

Rogue Yellow Snow

Cerveja que preza pelo conjunto, essa American Índia Pale Ale (IPA) não tem pontas soltas. Nada sobra nem falta, ao estilo americano, claro. Ou seja, generosa dose de amargor de lúpulo – uma bela pancada! Sabor lembra também o frutado, mas não adocicado demais. Final seco e levemente condimentado, picante. Harmonizaria, mas com cuidado, com pratos condimentados, como comida mexicana e tailandesa. Chili poderia ser uma ótima pedida.

Publicidade

Bear Republic Racer 5 IPA

Ballast Point Sculpin IPA

Mais uma das novas, também premiada e em várias listas de melhores dos EUA. É mais limpa e mais frutada do que a Racer 5, com corpo mais leve também. Lembra damasco, pêssego e também limão no aroma. Na boca, além do amargor, as características de malte aparecem bem, mas em segundo plano, com um pouco de biscoito e caramelo. Final limpo e amargo. É uma cerveja agradável e não tão agressiva quanto algumas outras americanas típicas.

Publicidade

North Coast Old Rasputin

Founders Breakfast Stout

Um café da manhã completo! Ótima Imperial Stout, como a anterior, balanceando bem amargor de lúpulo e malte torrado, com um belo toque do álcool. Corpo é cremoso, acentuado pela aveia, com aromas de café e chocolate amargo com lúpulo herbal. O final é amargo e persistente, pedindo mais um gole, e outro, e outro…

E você? Qual a sua seleção de cervejas americanas para hoje?

Publicidade

 

Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais

– Google+

– Twitter

– Facebook

Publicidade

– Foursquare

– YouTube