Que República Argentina, que nada! Durante a Copa do Mundo deste ano, comerciantes rebatizaram a tradicional avenida de Curitiba, que liga os bairros Batel e Novo Mundo, para República Brasileira. E a alteração teve direito até a placas de rua com o novo nome. Obviamente, tudo uma brincadeira bem humorada com os argentinos, já que oficialmente não se permitem alterações desse tipo.
A mente nacionalista e maldosa – afinal, coitados dos nossos vizinhos sul-americanos, que não fizeram nada contra nós até agora – é a de Odilon Merlin, proprietário do Era Só o Que Faltava e Sanduicheira República.
Perguntado se o nome original era tão ruim assim, ele não hesita em acentuar o clima de competição do Mundial de futebol: “Sim! Durante a Copa, qualquer menção aos hermanos é prejudicial para a nossa imagem. E a Avenida Winston Churchill que se cuide, que a gente já muda para Juscelino Kubitscheck”, brinca com o nome da continuação da rua.
Odilon conta que fez 50 placas, bastante semelhantes as que a prefeitura municipal usa nas ruas, e distribuiu entre os comerciantes da região. “Desde a Avenida Presidente Getúlio Vargas [sete quadras dos bares do Odilon] tem placa. E mandei fazer mais 20, porque tem mais gente pedindo”, conta. Para não causar problemas, as placas são colocadas do lado de dentro dos estabelecimentos.
Tomei conhecimento dessa história por uma foto que vi no twitter do meu amigo @musashinm. Você também pode interagir com o Bar do Celso nas mídias sociais:
– Twitter: http://twitter.com/bardocelso
– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso
– Orkut: Comunidade eu frequento o Bar do Celso
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião