Olá, pessoal. Escrevo para vocês da sala de embarque do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Há alguns dias fui convidado pelo Heineken, que é distribuída pela Spaipa no Paraná, para uma viagem de imprensa. A ideia é ir para Amsterdam e conhecer duas das fábricas da megacervejaria holandesa. Além disso, eu e mais quatro jornalistas do país teremos a oportunidade de visitar o museu da Heineken e de entrevistar diretores internacionais da marca para trazer para vocês a melhor da informação, direto da fonte, literalmente.
Nos próximos dias, portanto, mesmo do exterior, vou tentar publicar aqui um diário de bordo ao estilo viagem marítima. Como é informação fresca, devo fazer um relato breve e diário do que rolar nessa viagem.
Visitar cervejarias é sempre uma experiência muito divertida e instrutiva para quem gosta. Recomendo muito! Já conheço algumas micro, mas nada desse tamanho. Espero conseguir passar um pouco desse clima bacana que é esse tipo de turismo.
Dia 1 – A preparação
Saí de Curitiba nesta segunda-feira (9) por volta do meio dia e pego um voo para Amsterdam aqui do Aeroporto de Guarulhos às 19 horas. A viagem deve durar cerca de 12 horas. Se somarmos a isso o tempo de deslocamento até o aeroporto, voo até São Paulo e a espera por aqui, mas o tempo do embarque… bem, melhor não calcular. Mas nada que possa diminuir o clima de empolgação – e ansiedade, confesso.
O primeiro dia em Amsterdam mesmo será na terça-feira (10). O fuso horário é de cindo horas a mais em relação ao Brasil. Devemos chegar já perto do meio dia, almoçar e ir direto ao Heineken Experience, museu da marca.
O segundo dia será dedicado às visitas nas fábricas. Devemos passar por duas: Den Bosch e Zoeterwoude – se é difícil para escrever, imagine pronunciar! São duas das plantas mais sustentáveis do mundo, segundo o material de imprensa da viagem.
O último dia, quinta-feira (12), será de entrevistas, segundo a programação prévia divulgada. A tarde fica livre para um passeio. Sexta-feira (13), aeroporto e casa.
Dicas
Pedi para amigos algumas dicas de viagem. Apesar da programação estar justa, quero tentar dar uma volta pela cidade. A primeira coisa que todos falaram é “não seja atropelado por uma bicicleta!”. As bikes são o principal meio locomoção na pequena e charmosa cidade. A parte turística mesmo tem algumas quadras, e pode ser percorrida à pé.
Aproveitar a variedade de cervejas europeias na pressão foi outra dica. E a um preço bem mais camarada que no Brasil, apesar de estar pagando eu Euro. Paguei R$ 2,55 cada, com uma dor no coração daquelas! Mas vamos ver o que consigo por lá.
A visita ao Red Light District, conhecido mundialmente como maior prostíbulo ao céu aberto do mundo, também foi uma dica turística. Amigos que já estiveram lá garantem que turistas de diversas nacionalidades, famílias, até mesmo com crianças, passam por aquelas ruas como para passear mesmo, sem necessariamente pensar em maldades.
Passeio cultural: Museu Van Gogh. Anotado!
Outra dica de ouro: “não caia nos canais!”. Não por acaso, Amsterdam é conhecida como a Veneza do Norte. Canais passam por toda a cidade, que fica abaixo do nível do mar. Dizem que o tour de barco também é bem bacana.
Acabei de ver a previsão do tempo: tempo chuvoso, nublado com mínimas que variam entre 6ºC e 3ºC. Ah, a primavera europeia… Ainda bem que trouxe o sobretudo. De qualquer forma, nada muito fora do normal para quem está acostumado com Curitiba.
Bem, está quase na hora do check-in. Farei todo o possível para trazer as melhores informações, tanto turísticas quanto cervejeiras para vocês. E espero que seja tão divertido para vocês quanto será para mim.
Abaixo, deixo vocês com um trecho dublado do programa/documentário Mega Fábricas, da National Geographic, sobre a planta de Dan Bosch. Muito legal!
Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais
– Google+: plus.google.com/107330340839164546695
– Twitter: http://twitter.com/bardocelso
– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso
– Foursquare: http://foursquare.com/bardocelso
– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS