[Texto publicado originalmente na coluna Bar do Celso, publicada nesta quinta-feira (8) na revista Bom Gourmet da Gazeta do Povo.]
Conhecer a cerveja, essa bebida que faz parte do cotidiano de milhares de brasileiros, é a porta de entrada para um mundo maravilhoso: o da cultura cervejeira. Tão antigo e diversificado que é difícil resumir em palavras. Essa complexa história é contada, e mostrada com méritos, na Cervejaria Bohemia, em Petrópolis, na serra carioca.
A fábrica foi reformada e reaberta ao público em maio desse ano como museu, ou melhor, um centro de experiência cervejeira. São mais de 20 ambientes, muitos deles interativos, com projeções em vídeo e diversas outras “brincadeiras” que vão deixar o fã da cerveja ainda mais admirador dessa bebida. É um mergulho que, começa pela história: um grande corredor com projeções, algumas delas interativas, mostra o surgimento e evolução da bebida até os dias atuais.
Outros ambientes se seguem à medida que se caminha pela construção centenária. Na Sala do Mestre Cervejeiro é prestada uma homenagem a esses guardiões da fórmula do ouro líquido, com objetos históricos usados na elaboração da bebida. Mas para isso são necessários insumos, que são conhecidos logo a seguir em um passeio pela Sala dos Ingredientes.
Continue lendo a coluna Bar do Celso no site da revista Bom Gourmet.
Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais
– Google+: plus.google.com/107330340839164546695
– Twitter: http://twitter.com/bardocelso
– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso
– Foursquare: http://foursquare.com/bardocelso
– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS