Queria lançar uma questão para os meus amigos boêmios e cervejeiros que costumam participar deste espaço. O que acharam da Devassa Bem Loura? Trata-se da nova cerveja do Grupo Schincariol que pretende reposicionar a marca da cervejaria Devassa, adquirida há dois anos. Oficialmente lançada na sexta-feira (12), véspera do feriadão de carnaval, a bera teve uma campanha que movimentou a internet e tem como garota propaganda Paris Hilton.
Explico.
O portfólio cerveja já incluía uma tipo pilsener, a Devassa Loura, que deve continuar no mercado. A Devassa Bem Loura é nova, sendo mais leve, segundo o fabricante, e disponível também em garrafas de 600 ml, latas e chope. A idéia, claramente, é popularizar a marca.
Sei que poucos devem ter experimentado a novidade até agora (também não degustei), mas trazer uma marca artesanal para o comercial massivo é o temor dos cervejeiros mais inveterados, pois normalmente é o equivalente a baratear a produção para tornar vendável. Com isso, perde-se em qualidade.
O grupo Schin também detém as marcas Baden Baden e Eisenbahn, apreciadas por muitos e premiadas internacionalmente. Imagine se alguém alterar na fórmula dessas cervejas?! Ou mesmo, como aconteceu com a Devassa, usar a marca para endossar uma produção comercial em larga escala?!
Já a campanha de lançamento deu bastante repercussão na internet. Uma semana antes do lançamento um teaser chamava atenção para uma tal de Bem Misteriosa. O comercial mostrava uma loura sendo espiada ao melhor estilo hitchcockiano, e instigava o telespectador a descobrir quem era. Na quinta já se sabia que se tratava da Paris Hilton e a campanha da Devassa.
A meu ver, apesar da boa campanha, do comercial bastante discreto, a escolha da Paris, que tem uma imagem já depreciada, como garota propaganda não foi boa. A cerveja, mesmo tendo um apelo sexy desde o início, era mais sutil e até bastante comedida apesar do nome – percebam que moça da logo usa até um biquíni antigo. Para mim, a nova campanha reflete mais ou menos a vulgarização que está acontecendo com a cerveja. E isso está sendo passado em escala nacional.
E você, o que acha?
Confira abaixo o comercial da Devassa Bem Loura.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS