A seleção da Inglaterra finalmente venceu uma partida na Copa do Mundo: ganhou de 1 a 0 da Eslovênia na quarta-feira (23) e se classificou para a próxima fase do Mundial. Quem me conhece sabe que não sou muito de futebol, mas essa notícia me chamou a atenção. Sabe qual foi um dos segredo dessa primeira e decisiva vitória? Cerveja!
Foi o que revelou o técnico, Fabio Capello, nos vestiários após o jogo, segundo reportagem publicada no Estado de São Paulo. “Ontem (anteontem) à noite, eles (jogadores) beberam cerveja”, comentou. É raro que técnicos liberem bebidas alcoólicas para os jogadores na véspera dos jogos, diz a matéria. “Eu vi o time jogar com o espírito que nós tínhamos perdido nas partidas que jogamos antes desse jogo”, afirmou Capello.
Momento sério
Antes que me acusem, há dois lados nisso tudo. O primeiro é que, por mais insólito que possa parecer, pesquisas científicas provam que o consumo moderado da bebida (vamos enfatizar aqui o moderado!) faz bem para a recuperação dos atletas após a prática esportiva (leia uma das notícias aqui).
O segundo é que esse envolvimento de cerveja e esporte já gera uma grande discussão, pelo menos no âmbito da publicidade. O patrocínio da Copa por grandes empresas da bebida está sendo questionado, por estimular o consumo de álcool. E nisso o maior problema são as crianças e adolescentes (confira uma das discussões aqui). Não é novidade para ninguém que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas (vamos enfatizar aqui o excessivo!) faz mal à saúde.
Não quero entrar nessa discussão agora, mas deixo aqui para reflexão de vocês. O que acham? Comentem abaixo.
Acompanhe o Bar do Celso nas mídias sociais
– Twitter: http://twitter.com/bardocelso
– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso
– Orkut: Comunidade eu frequento o Bar do Celso
Empresas enfrentam “tempestade perfeita” com inflação, contas do governo e alta de juros
Vereadores de Cuiabá receberão mais de R$ 57 mil com “gratificação por desempenho”
Não foram os sindicatos que nos deram a jornada de 8 horas: foi o desenvolvimento econômico
O IPTU "progressista" e o fim da propriedade privada no Rio
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião