Olá, pessoal. Depois de um tempo volto a produzir e publicar o CervejaCast, o programa de bate-papo e cerveja boa aqui do Bar do Celso. A ideia é tornar ele semanal, e vou fazer o meu máximo para que assim seja.
Como primeiro tema, em razão da Páscoa, que está aí, escolhi falar de chocolate e cerveja. Pode parecer estranho para quem não conhece, mas essa pode ser uma deliciosa combinação. Claro, não estou falando das cervejas mais comerciais. São cervejas mais elaboradas, com mais sabor e atributos sensoriais.
Há algumas interações possíveis entre os dois elementos. Existem cervejas que lembram chocolate, no aroma o gosto, pelo malte tostado e torrado que levam na fórmula. Alguns rótulos dos estilos Porter, Stout e alguns outros são justamente assim.
Outras têm chocolate inclusive na sua composição, acentuando o gosto do derivado de cacau na bebida. A Young’s Double Chocolate Stout e um exemplo. Já a italiana Grado Plato Chocarrubica, por exemplo, leva semente de cacau.
Por fim, mas não menos importante, a cerveja pode ser harmonizada com chocolate em combinações surpreendentes. E aí as possibilidades são diversas. Chocolate ao leite, meio amargo, branco, e por aí vai.
Deu água na boca. Esse foi só o aperitivo. Confira no vídeo o bate-papo com a beer sommelier Kathia Zanatta, professora do curso de sommelier de cervejas que ocorre em Curitiba, em que comentamos mais sobre o assunto, o curso e outras coisas mais.
Ah, comentem! Quero saber o que vocês acharam 😉
Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais
– Twitter: http://twitter.com/bardocelso
– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso
– Foursquare: http://foursquare.com/bardocelso
– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS