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CervejaCast sobre Murphy’s e coluna com as novidades cervejeiras
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[Olá, pessoal. O post de hoje está especial. Temos o lançamento de mais um episódio do CervejaCast. O convidado é o mestre cervejeiro da Heineken, Rafael Ferreira, que degustou com a gente as irlandesas Murphy’s. Também temos a coluna Bar do Celso, publicada na revista Bom Gourmet desta quinta-feira, com várias novidades cervejeiras do mês. Espero que gostem. Boa Páscoa.]

CervejaCast 3 – As irlandesas Murphy’s

Coluna Bar do Celso – A sua cerveja está mudando

Seja na prateleira do supermercado ou no bar, é fácil perceber que a cerveja está mudando. Marcas novas, importadas e artesanais, estão “pipocando” por aí. Estabele­cimentos se dedicam exclusivamente à bebida. Até mesmo lojas que antes só comercializavam vinhos estão abastecendo as prateleiras com garrafas um tanto diferentes. A cerveja, antes típica de boteco, agora está também na alta gastronomia.

Tudo isso torna visível o crescimento do segmento das cervejas especiais, também conhecido na indústria por superpremium, apesar da dificuldade em encontrar números gerais sobre o assunto. Em termos absolutos, tratamos aqui de uma fatia que hoje representa cerca de 1% do mercado brasileiro. No entanto, não se deve esquecer que é um mercado muito grande – 6,2 bilhões de litros em 2005, segundo a Nielsen.

De acordo com números difundidos pelo mercado, o crescimento deste segmento no Brasil deve chegar a 80% até o fim de 2011, contra 54% das cervejas comuns. Para a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), só o negócio de microcervejarias nacionais deve ser responsável por 2% do mercado em dez anos. É um movimento semelhante ao que aconteceu com o vinho há alguns anos, ou com a própria cerveja nos Estados Unidos. O público está mais exigente, pedindo por bebidas de maior qualidade. Vale a pena ficar atento e conhecer esses produtos.

Ponte aérea Argentina – Paraná


Ponte aérea Argentina – Paraná

As cervejas argentinas Antares devem chegar ao país nos próximos meses pelas mãos de uma importadora paranaense. A Via Gourmet, ligada ao grupo de negócios do bar Clube do Malte, já trouxe de Mar Del Plata o produto, que agora espera liberação no porto. Serão inicialmente cinco estilos em terras tupiniquins: Kölsch, Scotch Ale, Porter, Imperial Stout e Baley Wine. A Antares é uma das maiores produtoras de cervejas especiais da Argentina. O preço do produto ainda não foi divulgado.

Melhor Pale Ale é paranaense


Melhor Pale Ale é paranaense

A American Pale Ale (APA) da cervejaria Way, de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, foi eleita pela revista masculina Maxim a melhor Pale Ale do país. Concorreram diversas cervejas nacionais divididas em 12 categorias. Aberta ano passado, a novata paranaense, que foi a última a se inscrever, levou a melhor em cima de marcas bem mais tradicionais, como a catarinense Eisenbahn. É possível encontrar a APA em chope (300 ml – R$ 8)* nos bares especializados em cerveja de Curitiba. Em breve, ela também será engarrafada.

Unindo Áustria e EUA

Em março, a cervejaria Bierland, de Blumenau (SC), lançou mais um rótulo. Trata-se de uma cerveja estilo Vienna (600 ml – R$ 14)*, típico da Áustria. No entanto, ela leva adição de lúpulos americanos, o que lhe confere amargor diferenciado. Sua coloração é âmbar e, além do lúpulo cítrico, o aroma traz notas de caramelo. No gosto, há um bom equilíbrio entre o amargo e o dulçor do malte, apesar de uma pequena adstringência. A cervejaria tem planos de lançar, ainda em 2011, mais dois estilos: Imperial Stout e Strong Golden Ale.

Americanas da floresta inglesa

Chegou ao mercado paranaense as cervejas ameri­canas Sherewood Forest (330 ml – R$ 25, em média)*. São três rótulos. A Maiden’s é uma Ale com fruta, nesse caso o blueberry (muritilo). Ele fica bastante evidenciado na bebida, agradando principal­mente o paladar feminino. Já a Archer’s é uma Pale Ale inglesa, com bom equilíbrio entre o adocicado e o amargor, mais herbal e terroso. A terceira é a Sheriff’s, um Indian Pale Ale com amargor evidente, como é característica do estilo

* Os preços são aproximados, a partir das sugestões das importadoras, distribuidoras ou cervejarias.

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