A cervejaria artesanal mineira Wäls conquistou na sexta-feira (11) a medalha de ouro do World Beer Cup, uma colocação inédita para o Brasil na competição, uma das mais conceituadas do mundo. O rótulo agraciado foi a Wäls Dubbel, cerveja belga escura com perfil maltado. A cervejaria ainda levou uma medalha de prata pela Wäls Quadruppel, uma interpretação de outro estilo de cerveja escura belga, mas maturada em carvalho francês embebido com cachaça mineira.
Essa foi a 10º edição da premiação realiza pela Brewers Association bianualmente. Além das duas medalhas dessa cervejaria artesanal esse ano, apenas a Eisenbahn Dunkel (bronze em 2008), Antarctica (bronze em 1996 e prata em 1998) e Kronenbier (prata em 1998 na categoria sem álcool) conquistaram medalhas.
Esse ano a cerimônia foi no Hyatt Regency, em Denver (Colorado), nos Estados Unidos e teve nove juízes brasileiros entre os 219 jurados. Eles julgaram que analisaram 4.754 cervejas de 1.403 cervejarias de 58 países. O Brasil concorreu com 21 cervejarias que inscreveram 63 cervejas na competição. Foram premiados 94 estilos de cerveja (veja a lista completa de vencedores).
Cervejaria artesanal fazendo história
Logo após o anuncio oficial, os irmãos José Felipe e Tiago Carneiro, proprietários da cervejaria artesanal Wäls e que estão em meio a planos para exportar para os Estados Unidos, comemoraram pelas redes sociais. “Parabéns, Brasil, este prêmio é para vocês! Nunca na história deste mundo uma cervejaria Brasileira conquistou Ouro e Prata no World Beer Cup! Agradecemos a Deus e a toda a equipe da Wäls, que se mata pela cervejaria! Aos fãs, amigos, o nosso muito obrigado! Nossa Senhora, protetora com seu manto! Dubbel Ouro e Quadruppel Prata!! Muito felizes!!!!”
Após a premiação, blogs brasileiros como Bebendo Bem, All Beers e a revista Beer Art repercutiram o assunto. Segundo a Brewers Association, foram premiadas cervejas dos cinco continentes, sendo concedidos pelos juízes 281 do total possível de 282 troféus da competição. “O evento deste ano foi particularmente competitivo”, salientou a BA em sua análise. “A proporção de cervejarias premiadas foi de 18%, enquanto em 2012 foi de 27%. Houve 75,6% de aumento em cervejarias neste ano em comparação com 2012, que teve 799.”
Itália
Digno de nota também é a participação brasileira no 9º Italian Beer Festival, que aconteceu no final de março. As cervejarias Itajahy e Bierland voltaram com malas mais pesadas por conta dos prêmios. A Itajahy Porter ficou em 4º lugar e a Bierland Imperial Stout conquistou a 10ª colocação.
Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais
– Google+
– YouTube
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Brasil dificulta atuação de multinacionais com a segunda pior burocracia do mundo
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS