Não é exagero falar que a Cervejaria da Vila já se consagrou como um dos bares mais tradicionais de Curitiba quando o assunto é cerveja. O reconhecimento veio com o prêmio de Melhor Carta de Cerveja da cidade, dado pela revista Veja em setembro deste ano. O estabelecimento, aberto desde 2004, é um dos pioneiros na onda da cultura cervejeira – que se consolida há alguns anos e veio pra ficar.
Sendo assim, a história dela é também um pouco do caminho de todos os desbravadores desse meio no país. Desde a dificuldade de obter informações até os produtos em si, que ainda sofrem com uma alta carga tributária e diversos problemas de importação.
Há aproximadamente 6 anos Alexandre Willerding assumiu a representação e distribuição da cervejaria Einsenbahn em Curitiba e, com o intuito de divulgar o produto, cria a Casa da Vila. Por trabalhar exclusivamente com produtos da microcervejaria de Blumenau (SC), o local chegou a ser mais conhecido como Bar da Einsenbahn do que pelo prórprio nome.
Em 2006 o Bruno Guimarães, até então frequentador da Casa, entra na sociedade e os dois decidem ampliar os negócios com uma maior variedade de cervejas especiais. Nasce aí a Cervejaria da Vila. “A partir da sociedade começamos uma briga contra o tempo e contra as poucas informações disponíveis sobre esse mundo. Garimpando aqui e ali conseguimos construir um conceito próprio”, explica o Bruno, hoje proprietário único da Cervejaria.
Simplicidade e informalidade
Em um dos e-mails que troquei com o Bruno há algum tempo ele me explicou essa história toda e do conceito do lugar. “A idéia aqui na Cervejaria da Vila é que a cultura da cerveja seja uma coisa descontraída, informal e simples. Não queremos transmitir toda a cultura de uma só vez aos nossos clientes, queremos que cada vez que venham, descubram de uma maneira ‘espontânea’ algo diferente”, completa.
A casa tem em seu cardápio mais de 80 rótulos de cervejas diferentes em um ambiente descontraído. O espaço é decorado tematicamente, e uma grande estante com várias garrafas vazias prova e “experiência cervejeira” de quem está atrás do balcão. O atendimento é qualificado, e se você chegar sem ideia do que experimentar será devidamente orientado pela equipe da casa.
Para quem prefere chope, também é possível se divertir com a linha da Eisenbahn. Outra boa pedida são os chopes da Klein Bier, cervejaria de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba. E, de vez em quando, algumas novidades aparecem por lá – já experimentei chopes da Walls, de Minas Gerais, e se não me engano da Colorado, de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
Para acompanhar, a cozinha serve basicamente petiscos, mas para todos os gostos. “Alguns são mais elaborados, como a alcatra no molho de cerveja estilo dunkel e Indian Chicken, que mistura o sabor apimentado do tempero curry com o adocicado da geléia de uva. Outros são mais tradicionais, como nosso bolinho de carne seca que é totalmente feito na casa com todo carinho”, conta Bruno.
Shows
Uma outra tradição da Cervejaria da Vila é o show aos sábados de tarde. Normalmente com a banda Hillbilly Rawhide, com sua criativa mistura de Rock, Contry, Hillbilly, Western, Bluegrass e outros estilos – o grupo já é bastante conhecido no meio underground e Psicobilly em Curitiba – a apresentação é uma ótima pedida para começar de forma animada o fim de semana. Mas fica a dica: chegue cedo. A apresentação começa por volta das 16 horas e o bar fica lotado.
Serviço: Cervejaria da Vila. Rua Mateus Leme, 2631, São Lourenço, Curitiba. Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 18h à 1h. Sábado, das 15h à 1h. Telefone: (41) 3015-4620. Site: www.cervejariadavila.com.br. Mais informações no Guia Gazeta do Povo.
Acompanhe o Bar do Celso
– Twitter: http://twitter.com/bardocelso
– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso
– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso
– Orkut: Comunidade eu frequento o Bar do Celso
Gostou do post? Então compartilhe com seus amigos –
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião